FICIS leva debate sobre cidades inteligentes ao Theatro Circo

cidade-de-barcelona-3Braga vai voltar a receber especialistas nacionais e europeus no tema das cidades inteligentes, com a realização do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS), que se realiza nos dias 24 e 25 de Maio, no Theatro Circo.

Em comunicado de imprensa, a organização do FICIS destaca que este evento transformará o Theatro Circo “num ponto de encontro onde estarão presentes vários dos mais reputados líderes de opinião, decisores e especialistas em “smart cities” de Portugal e da Europa”.

Sob o lema “Utopia”, o FICIS 2016 tem como objectivo proporcionar o “debate e a partilha das mais recentes tendências e inovações que se afiguram capazes de moldar o funcionamento das cidades no futuro próximo”.

“Vamos reunir no palco do Theatro Circo massa crítica proveniente de centros de investigação, universidades, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada e transversal dos principais avanços para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e dos municípios”, declarou ana Fragata, directora executiva do FICIS 2016.

A mesma responsável sublinhou ainda a importância de envolver o cidadão comum numa discussão sobre o futuro das cidades, assente em soluções sustentáveis, que garantam impactos positivos significativos”.

“Não há cidades inteligentes sem cidadãos inteligentes”, destacou, explicando que “a façanha tecnológica, só por si, nem sempre leva aos resultados pretendidos”. “Há maus investimentos em cidades que implantaram soluções que representaram custos sem as contrapartidas esperadas para a cidade”, lembra Ana Fragata.

Para discutir temas como mobilidade sustentável, ambiente, governança e regeneração urbana, o FICIS 2016, onde a organização estima uma presença de 2.500 pessoas, contará com contributos por parte de responsáveis de entidades como a Philips, IBM, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Siemens, Schneider Electric, o Business Council for Sustainable Developmento e o Carbon Disclosure Project.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo