OET promove “Segurança em Obras de Reabilitação”

A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), Secção Regional Norte, está a organizar uma jornada técnica dedicada ao tema "Segurança em Obras de Reabilitação".

Este evento, que é organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Coordenadores e Gestores de Segurança (APCGS), terá lugar no dia 27 de Setembro, na sede da Secção Regional Norte da OET, no Porto.

Em comunicado de imprensa, a OET sublinha que as equipas das especialidades envolvidas nas intervenções de reabilitação ou reforço estrutural dos edifícios e da rede rodoviária, necessitam de ter uma elevada "cultura de segurança no trabalho" por forma a não "ocorrerem acidentes que provavelmente seriam fatais, dado o elevado risco de queda em altura e soterramento associado a este tipo de obras".

Neste contexto, a Ordem dirigida por Augusto Ferreira Guedes afirma que os envolvidos devem "contribuir de forma activa em relação à implementação da segurança em obra, especialmente quando se a borda a temática da reabilitação, quer ao nível das obras de arte, que ao nível da construção civil em geral".

Por outro lado, a OET considera ainda que é de "especial importância" a análise e verificação de cada fase de implementação da prevenção em obra, não esquecendo que "o papel tmem o valor que tem", mas a segurança operacional, "em si só, é fundamental para uma correcta avaliação, análise e controlo de riscos".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo