Produção na construção no Canadá vai recuperar em 2016

toronto-863428_1920Apesar de ter contraído em 1,7% em 2015, a performance do sector da construção no Canadá deverá melhorar ao longo dos próximos cinco anos, alcançando um valor de 321 mil milhões de dólares (283,7 mil milhões de euros) em 2020.

Esta é a conclusão de um relatório da Timetric, que revela ainda que a fileira da construção neste país registou uma fraca performance no ano transacto, com o seu valor de produção a diminuir de 260 mil milhões de euros, em 2014, para 255 mil milhões de euros. A esta evolução negativa, a consultora atribui factores como “frágeis condições económicas, o baixo preço das “commodities”, baixos investimentos de capital fixo e a uma elevada taxa de desemprego”.

Todavia, o futuro desta indústria está a tornar-se mais risonho, uma vez que a Timetric prevê que o valor da produção volte a crescer em 2016, com investimentos em infra-estruturas públicas e de energia renovável e em projectos comerciais, enquanto que, paralelamente, melhora a confiança dos consumidores e dos investidores. Neste contexto, o relatório destaca vários programas públicos, como a Affordable Housing Initiative (referente a habitação a preço acessível) ou o New Building Canada Plan – um programa de investimentos públicos em infra-estruturas estimado em 80 mil milhões de dólares canadianos (56 mil milhões de euros) a implementar ao longo desta década – que continuarão a impulsionar o crescimento desta fileira durante o período em análise (2016-2020).

Perante este cenário, a consultora estima que o valor da produção deste sector cresça a uma taxa anual de 2,13%, performance que, ainda assim, fica abaixo da taxa de 2,29% referente ao período em revisão (2011-2015). Com esta evolução, a estimativa da Timetric aponta para um aumento dos 202 mil milhões de euros registados no passado para 225 mil milhões de euros em 2020.

“O aumento da população e a expansão da área urbana, bem como as melhorias nas actividades industriais serão, provavelmente, os principais impulsionadores do crescimento deste sector até 2020”, afirma o economista-chefe do Construction Intelligence Center (CIC), a base de dados da consultora, explicando que a este factores “acrescem ainda os esforços do Governo para melhorar a infra-estrutura pública e residencial” do país.

“Por exemplo, para providenciar habitação a preços acessíveis às classes mais baixas, o Governo do Canadá planeia gastar 6 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) em infra-estruturas sociais até 2020, o que inclui investimento em reabilitação e em construção de novos edifícios residenciais”, conclui Danny Richards.

O relatório prevê que a construção residencial assuma uma maior importância no sector durante os próximos cinco anos, alcançando um peso de 38,4% no valor total do sector da construção até 2020. Este mercado será suportado pelo aumento da população, expansão da área urbana e pela melhoria das condições económicas. De acordo com o relatório do Departamento das Nações Unidas para os Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA), a população do país deverá atingir os 37,6 milhões de habitantes em 2020, e 40,4 milhões em 2030 e o esforço do Governo em proporcionar habitação acessível às classes mais desfavorecidads irá também encorajar o crescimento do mercado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo