Cenor conclui estudo de viabilidade de barragem na Argélia

BarragemA Cenor anunciou a conclusão do estudo de viabilidade da Barragem de Mestaoua, na Argélia, para a Agence Nationale des Barrages et Transferts.

Em comunicado veiculado na sua homepage, a empresa portuguesa de engenharia indica que a barragem localiza-se na Wilaya de Biskra e tem como função o armazenamento de água para irrigação.

No âmbito deste trabalho, a Cenor realizou o estudo hidrológico e de regularização, o estudo geológico, geotécnico e de sismicidade, o estudo técnico-económico de soluções variantes da barragem e dos órgãos hidráulicos, o estudo de impacte ambiental e qualidade das águas, o estudo de impactes sociais e o estudo de rentabilidade.

Segundo a empresa liderada por Pedro Tavares, um dos principais desafios deste estudo de viabilidade relacionou-se com a presença de gesso nas formações geológicas que ocorrem na zona da barragem. "Do ponto de vista geotécnico, a presença de formações com gesso no maciço de fundação de uma barragem comporta, à partida, riscos potenciais elevados para a estabilidade da obra, dado o potencial de dissolução deste mineral", destaca o comunicado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo