C&W prevê entrada de 9,1 milhões de m2 de centros comerciais no mercado europeu até final de 2017

vincent-callebaut-architectures-wooden-orchids-shopping-center-china-designboom-02A mais recente edição do European Shopping Centre Development conclui que a promoção de novos centros comerciais na Europa deverá acelerar nos próximos meses, esperando-se a entrada de 9,1 milhões de metros quadrados até ao final de 2017.

Segundo este relatório publicado semestralmente pela Cushman & Wakefield (C&W), 2015 foi "um dos anos com menos promoção de centros comerciais da última década", salientando a consultora a inauguração de "apenas 4,6 milhões de metros quadrados, o que representa uma queda de 15,8% em relação a 2014". Perante este valor, a C&W refere que a oferta total europeia subiu para 156 milhões de metros quadrados no fim do ano.

Não obstante este abrandamento no ano transacto, a consultora imobiliária prevê uma recuperação durante os próximos dois anos, com 9,1 milhões de metros quadrados em projectos futuros. O estudo mostra que Londres mantém a sua posição de liderança em promoção de novos centros comerciais, "justificada pela baixa densidade de centros existentes ? 231 metros quadrados por mil pessoas, comparando com 517 metros quadrados por mil pessoas na Grande Lisboa ? e pelo forte crescimento (15,8%) das vendas de retalho esperado até 2020".

De acordo com a Cushman & Wakefield, em Portugal existe um total de 3 milhões de metros quadrados de centros comerciais distribuídos por 117 projectos. "A tendência de crescimento da oferta tem sido equivalente à do resto da Europa, com um claro abrandamento na promoção de novos projectos nos anos de crise", frisa a empresa.

Segundo a mesma, a inauguração de novos centros comerciais retomou em 2014 com o Alegro de Setúbal, promovido pela Immochan, enquanto que, em 2015, inaugurou-se apenas o Jumbo de Sintra. A partir de 2016, "será evidente um aumento da nova oferta", com a inauguração do Nova Arcada em Braga em Março passado, e o MAR Shopping Algarve, com abertura pervista para o Verão de 2017.

No que concerne a investimento, foram transaccionados 15,5 mil milhões de euros em centros comerciais na Europa no segundo semestre do ano passado, o que traduz um crescimento de 16,6% face ao período homólogo. Neste contexto, Reino Unido e Alemanha permanecem como os mercados mais procurados, totalizando mais de 45% do volume investido.

Em Portugal, o sector também se mantém "extremamente atractivo para as principais casas de investimento imobiliário estrangeiras". Em 2015, foram alocados mais de 700 milhões de euros a centros comerciais nacionais. Para a C&W, os valores de mercado reflectem a atractividade do sector, com as prime yields para este tipo de activos a situarem-se nos 5,50%, "o valor mais baixo desde 2008".

in Construir

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