Grupo ISQ é o parceiro português do projecto WaterWatt

aguaO Grupo ISQ é o parceiro português do projecto WaterWatt, que visa a melhoria da eficiência energética nos circuitos de água industriais na Europa – "no mínimo em 10%".

Coordenado pela Associação Química Alemã (DECEHEMA), o consórcio é constituído por seis entidades, oriundas da Alemanha, Noruega, Itália e Reino Unido, além de Portugal, e financiado pelo programa europeu de apoio à investigação e desenvolvimento, o Horizonte 2020, contando com um orçamento total de cerca de 1,8 milhões de euros, para uma duração de 36 meses.

Em comunicado de imprensa, o Grupo ISQ explica que este projecto surgiu "pela constatação de que os circuitos de água industrial, apesar de serem parte fundamental dos processos de produção, são frequentemente negligenciados nas prioridades de beneficiação e optimização". Desta forma, o WaterWatt tem o objectivo de contribuir para um maior entendimento sobre os circuitos de água industriais e sobre o seu consumo de energia.

Neste âmbito serão estudados e modelados os circuitos de água típicos de 10 emoresas consumidoras de energia e água ? casos piloto ? nos sectores do aço, metais não ferrosos, indústria alimentar, pasta de papel, refinação e químico. Serão ainda sistematizadas medidas de optimização de eficiência energética nestes circuitos.

A informação será colocada numa plataforma disponível online, que permitirá ao utilizador (industriais) realizar um diagnóstico dos circuitos de água da sua indústria e efectuar uma análise comparativa da sua eficiência com valores de referência do sector. Para além deste diagnóstico, o utilizador terá acesso a ferramentas de simulação de soluções técnicas alternativas, mais eficientes.

Através do seu Sustainable Innovation Center (a unidade que desenvolve investigação aplicada nas áreas de energia, ambiente e segurança), o ISQ é o parceiro com maior orçamento do projecto, tendo como responsabilidade o "desenvolvimento da modelação e optimização da eficiência energética dos circuitos de água industriais".

No seu comunicado, a empresa portuguesa de engenharia explica que o projecto constitui "mais um passo para posicionar o ISQ na vanguarda no domínio da sustentabilidade industrial, no contexto europeu, premiando a sua aposta de longa data no desenvolvimento de competências neste sector e cumprindo a sua missão de apoio científico-tecnológico à indústria nacional".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo