“A proximidade entre Arte e Arquitectura enfatiza a nossa consciência perceptiva”

Entre os dias 9 e 16 de Julho, Arte e Arquitectura vão andar de mãos dadas num workshop realizado pelo atelier brito rodriguez. Por esses dias, a Inês Martins de Brito e Gilberto Rodriguez (arquitectos), vão juntar-se o também arquitecto Pedro Pacheco, o fotógrafo Duarte Belo, a ceramista Cátia Pessoa e a britânica Rebecca Salter ? artista convidada desta sessão, para um encontro de culturas e uma troca de manifestações artísticas para o qual estão todos convidados. Este é o quarto ano consecutivo que o gabinete organiza estes workshops que, dizem Inês Martins de Brito e Gilberto Rodriguez, se saldam pela positiva.

O que vos levou a criar esta dinâmica de workshops e que mais valias retiram dos mesmos? A oportunidade de potenciar o encontro entre diferentes culturas e fomentar a relação entre diversas áreas de manifestação artística, estabelecendo um foco de intensa criatividade, conhecimento e reflexão nos conceitos inerentes à relação do corpo com o espaço, a paisagem e o território.

 O que pode a arquitectura ganhar na sinergia com outras áreas artísticas? A proximidade entre Arte e Arquitectura enfatiza a nossa consciência perceptiva, a dimensão humana dos elementos da composição visual e os valores intrínsecos de qualidades espaciais e formais que estimulam os nossos sentidos e emoções. Existe uma grande proximidade entre os conceitos inerentes à Arte e Arquitectura. Uma intervenção artística provoca emoções e influência a nossa percepção sensorial. Estes são os princípios fundamentais que procuramos expressar em Arquitectura, a forma com um gesto intervém na paisagem e a relação do espaço com o corpo e o território. Interessa-nos muito a relação entre indivíduos com diferentes experiências e ?backgrounds', a forma como nos podemos influenciar, inspirar e emocionar mutuamente. Interessa-nos o processo na criação, a individualidade, a relação íntima de cada um com a sua actividade.

No que vai consistir concretamente o workshop preparado para Julho? O próximo ?Art.Architecture Workshop 2016' será realizado entre os dias 9-16 Julho, e contempla três grandes temas: exposição + atelier + conferências que estimulam o conhecimento e a partilha de experiências no contexto da arquitectura, arte, paisagem e território. Este ano vamos receber a artista plástica inglesa Rebecca Salter, com a inauguração da exposição, no nosso atelier, no dia 9 de Julho (aberto ao público), e vamos ter as conferências / conversas com o fotógrafo Duarte Belo, o arquitecto Pedro Pacheco e a ceramista Cátia Pessoa. No dia 16 de Julho é a festa de encerramento com a exposição final do workshop (aberto ao público).

 A quem se dirigem estes encontros? O ?Art.Architecture Workshop 2016' pretende cativar públicos emergentes, estudantes e jovens arquitectos, capaz de atrair a comunidade local e um público internacional. Este é o quarto ano consecutivo que organizamos o workshop e durante estes anos recebemos no nosso atelier jovens arquitectos e estudantes de Áustria, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Tailândia e Taiwan.

Relativamente à actividade do gabinete, que perspectivas têm para 2016? Continuar a desenvolver os projectos no atelier, aprofundando os temas que temos vindo a explorar em arquitectura, arte, paisagem e território.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo