Reynaers convida Décio Ferreira para falar sobre mundo BIM

de?cioferreiraNo próximo dia 19 de Abril, a Terça Técnica na Ordem dos Arquitectos ficará a cargo da Reynaers que convida o actual coordenador de BIM na Foster + Partners do Reino Unido, Décio Ferreira.

O arquitecto que conta com mais de 16 anos de experiência profissional em projectos de concepção e execução dos mais variados programas, é utilizador dos softwares BIM desde 2000 e possui experiência internacional em países como Espanha, Reino Unido, Brasil, Angola e Médio Oriente.

Segundo a Reynaers, a acção de formação será eminentemente prática e em formato de workshop. De acordo com a mesma fonte, Décio Ferreira identifica como principais benefícios dos BIM "a melhoria nas decisões de projecto, a coordenação entre as várias disciplinas, o auxílio na quantificação de materiais e objectos por questões de orçamentação, a ajuda nos vários tipos de estudos e simulações necessárias (energéticas, solares, entre outras) e o fácil o acesso à informação".

Em suma, sublinha a empresa, o arquitecto considera que o software  "auxilia nos processos de comunicação entre os vários intervenientes no projecto", mas relembra que "falar de BIM é muito mais do que falar de um software. São processos que necessitam de softwares capazes de dar resposta às necessidades do projecto, não exclusivamente de modelação".

Décio Ferreira refere ainda que, "é difícil falar no futuro" mas garantidamente o desafio é ?"fazer mais e melhor e em cada vez menos tempo, ou seja, ser mais eficazes no desenvolvimento do nosso trabalho como técnicos, dando a melhor resposta aos clientes para quem trabalhamos".

Recorde-se que há já dois anos que a Reynaers disponibiliza objectos BIM desenhados em Autodesk Revit no seu website. Desde Novembro passado que os disponibiliza na BIMobject®, a plataforma de referência nesta matéria e na qual registou já mais de 10.000 visitantes e 8.000 downloads. Em 2016, irá ainda mais longe. Está em desenvolvimento o configurador BIM  (Simple as BIM) e a comunicação integrada com o Reynapro, o software de orçamentação exclusivo Reynaers. Informação adicional tais como valores Uf, acessórios, dimensões aprovadas, entre outros serão integrados nos modelos.

Concluindo, a Reynaers afirma que ao promover esta acção, pretende munir os profissionais portugueses de informação relevante e prática e abrir caminho a novas metodologias.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo