Mercado de investimento na Europa atinge novos máximos

LondresO mercado de investimento imobiliário da europa ocidental atingiu novo máximo histórico em 2015 com 96 mil milhões de euros. A informação é dada no Estudo sobre o mercado de investimento da Europa Ocidental do BNP Paribas Real Estate e divulgados pela Worx.

Segundo a mesma fonte, dos 14 países alvo deste Estudo, todos apresentaram performances recordistas e assim contribuíram para um grande dinamismo quando comparado com o ano anterior. De acordo com os dados demonstrados no Estudo, o dinamismo é representado pelo aumento do volume de investimento de 16% face a 2014.

Houve países em que as suas principais cidades registaram subidas vertiginosas, caso de Milão com um aumento de 265% alcançando assim um recorde com 4500 milhões de euros. Berlim e Madrid apresentaram igualmente grandes aumentos atingindo volumes anuais de 8300 milhões e 5600 milhões respetivamente. Londres manteve- se estável em 2015 depois de um ano 2014 forte e inversamente aos outros casos, Amesterdão e Dublin registaram descidas, muito graças aos elevados volumes de 2014.

De salientar que, o bom momento actual do mercado é muito suportado por investidores internacionais, que representam mais de metade (56%) do volume total de investimento em imobiliário comercial. Os investidores europeus representaram 34% do volume, ultrapassando assim a participação hegemónica dos investidores norte-americanos que viram a sua percentagem baixar para 30%, muito graças a uma variação nos seus alvos de investimento.

O Estudo faz também referência à compressão continua nas yields prime de escritórios, sendo expectável a manutenção desta tendência até final do ano.

Para 2016 as previsões são positivas, mas em alguns casos será difícil manter os volumes de investimento a um nível semelhante a 2015. Tal como aconteceu já este ano em algumas cidades que tinham atingido em 2014, o ano seguinte tendencialmente será mais baixo.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo