Águas do Porto abre Concurso para reformulação de experiências do Pavilhão da Água

a?guasdoportoA Águas do Porto abriu um Concurso Público Internacional que visa a concepção, reformulação e implementação de experiências no Pavilhão da Água. Segundo a empresa, o objectivo é o de actualizar as experiências existentes, que contam com 18 anos. As propostas devem ser entregues até ao próximo dia 17 de Março.

Recorde-se que o Pavilhão da água, da autoria de Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, foi inaugurado em 1998, no âmbito da Expo'98 e pensado para ser visitado de uma forma lúdica e científica. O desenho do edifício tinha como intuito o de criar a ilusão de estar suspenso no ar.

O Pavilhão que desde 2011 passou a ser gerido pela Águas do Porto, já foi visitado por milhares de pessoas, provocando o natural desgaste das experiências. A Águas do Porto abriu então este procedimento no sentido de tornar o equipamento num museu interactivo que aborde todas as áreas dos recursos hídricos mais relevantes e demonstre, através de módulos vivos, todo o trabalho desenvolvido pela empresa.

Segundo a empresa, a reformulação deve ser geracional e transversal a todas as faixas etárias, bem como interdisciplinar ? dirigido tanto à comunidade escolar, como a famílias e turistas. A Águas do Porto quer ainda envolver o Parque da Cidade na divulgação do Pavilhão da Água.

De salientar que as propostas apresentadas devem levar em linha de conta a reformulação arquitectónica do edifício, sendo obrigatória a articulação da equipa vencedora com o arquitecto responsável.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo