EPAL e PT firmam parceria para dinamizar “smart cities” sustentáveis

agua1101A PT e a EPAL estabeleceram uma parceria tecnológica para dinamizar e promover "smart cities" mais sustentáveis.

No âmbito desta parceria, as duas empresas propõem-se a definir um portfólio de serviços e produtos e criar uma abordagem comercial comum, que se materializa através da promoção de soluções "100% desenvolvidas" por ambas para a optimização do ciclo urbano da água, com o objectivo de criar "um sistema de gestão coerente", visando alcançar poupanças significativas nas redes de distribuição, bem como monitorizar remotamente o consumo de água.

Na cerimónia de assinatura do acordo, Paulo Neves referiu que "o crescimento acentuado da população, aliado à escassez dos recursos, exige que o desenvolvimento urbano decorra de forma sustentável". "Daí, a importância da tecnologia, que pode assumir um papel decisivo no sucesso das cidades, contribuindo para a sustentabilidade social, económica e ambiental", complementou o CEO da PT.

Para o responsável da PT, o conceito de cidades inteligentes "traduz a convicção de que a tecnologia é central no desenvolvimento citadino, daí a importância de incorporar na cidade soluções tecnológicas desde a sua génese". Nesse sentido, a PT, em parceria com a EPAL, "está a enfatizar isso mesmo".

Paulo Neves sublinhou também que as tecnologias permitem aos municípios serem "mais eficientes, produtivos, competitivos, transparentes e plurais, traduzindo-se num aumento do bem-estar das populações e na capacitação para atrair investimentos e pessoas". Foi a "pensar nas pessoas que a PT desenvolveu uma estratégia de "smart cities" global, desde definição de uma metodologia ímpar, criada pela PT, para identificar as necessidades de cada município, ao diagnóstico e posicionamento do município numa matriz de desenvolvimento tecnológico até à definição dos serviços necessários para a implementação de uma estratégia consolidada de modernização tecnológica".

Neste âmbito, a empresa complementa o seu portfólio de serviços, "que permite efectuar uma gestão integrada", com um conjunto de parceiros que inclui a Huawei, a Samsung e, agora, a EPAL.

Mediante a parceria com esta última, a PT pode "diversificar e reforçar o seu portfólio nas "smart cities", concretamente no sector da água". Esta parceria visa "definir um portfólio de produtos, criar uma abordagem comercial comum e potenciar as oportunidades emergentes no programa Portugal 2020 e Horizonte 2020".

"Sendo a água um bem escasso, a PT e a EPA procuram, com esta parceria, contribuir para colocar a tecnologia e, em particular, o recurso da água ao serviço da gestão municipal, dentro e fora do país, numa perspectiva integrada e estratégica de desenvolvimento socio-económico das cidades e da promoção do debate informado e esclarecedor sobre as "smart cities"", concluiu Paulo Neves.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da EPAL afirmou que, para a empresa que dirige, "é muito importante esta parceria" porque "acreditamos nas "smart cities"".

Para José Manuel Sardinha, as cidades inteligentes são, sobretudo, "soluções e é isso que temos vindo a desenvolver". "Soluções para as cidades, soluções para os diversos operadores, das entidades gestoras, das câmaras municipais, das empresas privadas, e soluções também para a população", acrescentou. Soluções EPAL

Neste contexto, a EPAL disponibiliza três soluções para o sector da água, que são o Wone – Sistema de Gestão de Redes e Controlo de Perdas de Água, Aquamatrix – Sistema de Gestão Comercial, e Waterbeep.

O sistema de gestão de redes Wone foca-se numa estratégia de eficiência, na redução de perdas e na optimização dos sistemas de abastecimento, "cujos resultados são significativos em termos económicos, sociais e ambientais". A EPAL frisa quye, na cidade de Lisboa, numa rede com mais de 1.400 quilómetros, este sistema permitiu reduzir as perdas para 8%, "um dos melhores valores do mundo", de acordo com José Manuel Sardinha, frisando que este valor é "melhor que Londres, que Paris, que Madrid, que Roma e Nova Iorque".

O Aquamatrix "permite gerir o ciclo urbano da água de uma forma mais eficiente", segundo o responsável da EPAL, consiste num sistema de gestão comercial que actua através de uma abordagem integrada da gestão comercial e técnica, suportada por sistemas de informação que garantem o aumento da eficiência e eficácia.

"O Aquamatrix dá uma visão de 360º a cada cliente, cobrindo todas as actividades de gestão comercial, desde a criação de infra-estruturas ao apoio ao cliente, e com um constante sistema de actualização com a integração de novas funcionalidades, personalizável de acordo com as necessidades de cada entidade e acompanhado do apoio técnico e consultoria comercial da EPAL", explica a Empresa Portuguesa de Águas Livres.

Já o Waterbeep permite disponibilizar aos clientes informação sobre o consumo de água, optimizando o seu uso. Este serviço inclui alertas que sinalizam consumos de água diferentes do padrão habitual, permitindo ao cliente minimizar perdas e gastos desnecessários.

in Construir

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