FAUP acolhe lançamento do catálogo da mostra "Território: Casa Comum"

expoA Sala Plana da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), recebe no próximo dia 28 de Janeiro, a apresentação do Catálogo da Exposição "Território: Casa Comum".

Sobre a mostra, a FAUP refere que "Compreender o território implica conhecê-lo, mas implica sobretudo inventá-lo. Ficcionar a realidade é condição sem a qual essa realidade permanece opaca e indiscernível, sem sabermos aquilo que verdadeiramente nos interessa decidir colectivamente e que está ao alcance da nossa acção. Esses são os assuntos que constroem o território enquanto questão essencialmente política e, por isso, sujeita a debate e a deliberação. O território não é algo predefinido ou estável. A ideia de território vai-se construindo pelo conjunto de leituras, representações, discursos e debates colectivamente produzidos em torno daquilo que se (re)conhece como qualquer coisa de comum e que confere sentido à realidade".

Em nota de imprensa, a Faculdade de Arquitectura do Porto sublinha ainda que, "A Casa do Território acolhe estes modos de ver, experiências e ensaios de conhecimento do real ?territorializável' que se quer dar a ver nas suas muitas formas. Dar a ver é uma condição para tornar público, para organizar uma visão do mundo e expô-la ao juízo dos outros. Sem isso a sociedade é invisível e o território, uma abstracção. Se desejarmos que o território que habitamos seja entendido e vivido enquanto casa comum – enquanto espaço de vida e relação de um grupo social que aí se inscreve – então esta casa deverá ser resultado da construção colectiva de um imaginário e de projectos comuns sobre o que somos enquanto sociedade e sobre coisas e lugares que podemos e devemos partilhar. Uma casa em construção".

A apresentação do catálogo lançará o mote para uma conversa entre Alexandre Alves Costa, Professor Catedrático Jubilado da FAUP e Investigador do CEAU-FAUP; Álvaro Domingues, Professor Associado da FAUP e Investigador do CEAU-FAUP; e Francisca Magalhães, Directora do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística do Município de Vila Nova de Famalicão. A conversa andará em torno dos modos de ler, habitar e construir os territórios da urbanização extensive e vai ser moderada por Teresa Calix, Professora Auxiliar da FAUP e Investigadora do CEAU-FAUP.

A Exposição ‘Território: Casa Comum’, desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), está patente até 29 de Fevereiro de 2016 na Casa do Território em Vila Nova de Famalicão.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo