Manusa desenvolve catálogo de produtos BIM

manusaA Manusa desenvolveu um catálogo de produtos em formato BIM, que funcionam como objectos inteligentes que podem incorporar-se em projectos construtivos utilizados com esta tecnologia.

Os novos objetos BIM da Manusa, encontram-se disponíveis na página de Internet da empresa (www.manusa.com) em espanhol, inglês e português, estão disponíveis no formato Revit e compreendem a gama de portas automáticas standard, telescópicas e herméticas, também as soluções de controle de acesso e dos produtos para a área de transporte público, como por exemplo, as barreiras tarifárias.

Em comunicado de imprensa a Manusa recorda que um modelo digital BIM em 3D é um protótipo digital que inclui os equivalentes virtuais dos elementos individuais que compõe o edifício (pilares, janelas, portas, etc.), e que permitem realizar uma simulação e entender o comportamento da conjunção dos diferentes elementos com um entorno computadorizado antes de proceder a sua construção real.

A empresa salienta que o uso de modelos BIM permite um ganho de tempo para o projectista, já que os objectos se modificam desde o modelo virtual central, sem a necessidade de aplicar as modificações uma a uma. Esta qualidade incrementa a produtividade e possibilita como resultado desenhos melhores projectados.

Como explica a mesma fonte, um modelo BIM não contém dados arquitectónicos básicos bem como os planos tradicionais em 2D, por isso, os objetos inteligentes tanto conhecem qual a sua posição, como o resto dos elementos construtivos, tais como os dados de engenharia, materiais em que são fabricados, se são objectos interiores ou exteriores, se são suficientemente isolantes, entre outros, o que permite fornecer também informação do grau de sustentabilidade do edifício.

Além da informação de planos e soluções que o compõe, um modelo BIM contém informações sobre o calendário do projecto e o seu orçamento em cada fase de execução, tornando possível o conhecimento das variações em tempo real. A empresa salienta ainda que, os dados que compõe um modelo BIM não são apenas úteis durante a fase de execução do projecto, mas resultam válidos durante todo o ciclo de vida do edifício, ajudando assim a reduzir custos de operação e manutenção.

No sentido de melhor servir os seus clientes, a Manusa coloca à sua disposição um correio electrónico (  bim@manusa.com ) para sanar as dúvidas que possam surgir.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo