Le Toison d’ Or é o primeiro edifício assinado pelo gabinete UNStudio na Bélgica

unstudiocollageA cidade de Bruxelas viu terminado o primeiro edifício desenhado pelo gabinete liderado por Ben van Berkel. O "Le Toison d'Or" é um edifício de uso misto, localizado na Avenida com o mesmo nome e foi desenhado para a ProWinko em colaboração com o gabinete Jaspers ? Eyers Architects.

Em nota de imprensa enviada ao Construir, Ben van Berkel descreve o edifício como "um híbrido", que se integra na envolvente urbana e que combina uma tipologia tradicional com um embasamento comercial.

Com o objectivo de não tornar o edifício monolítico, van Berkel apostou numa fachada com variações de textura e profundidade, conferindo-lhe ainda ritmo pela repetição de arcos verticais que, explica o arquitecto, servem também para delimitar as varandas dos apartamentos nos andares superiores e permitir os grandes vãos necessários à área comercial.

"Era importante que as áreas comerciais fossem o mais abertas possível, até para contrastar com a aparente solidez dos andares superiores e criar a ilusão que esses arcos verticais sustentam o edifício, e o fazem flutuar por cima da Avenida", explica Ben van Berkel.

"Na arquitectura temos a tendência para favorecer a abstracção e evitar a figuração. Mas na fachada do Toison d’Or edifício quisemos investigar o espaço entre o abstracto e o figurativo, e assim criar momentos de ilusão pictórica"

O edifício é composto por 72 apartamentos (de 50 a 750 m2 ), 13.000 m2 de espaço comercial , uma creche 1.040 m2, 330 lugares de estacionamento e um jardim elevado de 2.950 m2. Segundo a descrição do projecto, os apartamentos variam em tamanho para serem transversais aos vários tipos de famílias e para garantir níveis elevados de luz no interior, os pés-direitos são generosos nas áreas de estar e as cozinhas abertas, criando um espaço de entretenimento informal no coração dos mesmos.

De acordo com o mesmo documento, o Le Toison d’Or foi desenvolvido com elevados padrões de sustentabilidade. Entre as características principais estão o excelente isolamento térmico da fachada (incluindo vidros triplos ), um alto padrão de isolamento acústico, um sistema de instalação de cogeração e a utilização de vidro reforçado com fibra de cimento.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo