Ponte Pedonal Galp entre as dez melhores do Mundo
A ponte pedonal e ciclável da Galp sobre a Segunda Circular, em Lisboa, foi eleita como uma das dez melhores do mundo pelo prestigiado site Designboom, uma referência internacional no mundo da arquitetura e do design. A cari, em parceria com a empresa bysteel, foi responsável pela construção desta obra emblemática, que foi ainda nomeada para os European Steel Design Awards. A autoria desta obra é dos arquitetos Maximina Almeida e Telmo Cruz. A recente distinção do site Designboom deve-se ao facto de a ponte estar posicionada sobre uma via muito movimentada, sem qualquer tipo de apoio sobre a mesma, recorrendo-se ao uso de vigas tipo "caixão" reduzindo o número de pilares "em serviço", funcionando como um equipamento promotor do exercício físico, designadamente através de rampas, escadas e espaços para bicicletas. Na verdade, desde a sua inauguração, no passado mês de fevereiro, registou-se um aumento efetivo do uso de bicicletas na cidade, graças à sua construção e à estratégia de encorajar atividades de lazer associadas ao ciclismo.
Com um prazo de execução de sete meses, a construção da travessia assentou numa estrutura de betão armado e uma outra metálica, com recurso a fundações especiais nos apoios e encontros. A ponte, de secção transversal triangular, não implicou qualquer condicionamento ao trânsito durante a fase de construção, uma vez que não tem qualquer apoio no separador central da Segunda Circular, caraterística agora valorizada pelo Designboom.
Para Eduardo Leite, administrador da cari, "trata-se de uma obra que continuará a valorizar a cari no mercado da construção em Portugal, mediante a sua vasta experiência no setor. As soluções construtivas, a localização e a arquitetura inovadora da ponte são por si só indutoras do enorme impacto deste projeto no local. O reconhecimento internacional desta empreitada enche-nos de orgulho, principalmente neste ano em que completámos o centésimo aniversário de atividade."
De seguida pode ver imagens da fase de construção da ponte pedonal e ciclável da Galp.
Para finalizar destaca-se que o projeto desta já famosa ponte esteve a cargo da Adão da Fonseca  engenheiros e consultores. O traçado da ponte é apresentado no site da referida empresa e pode-se ver de seguida.
alt
in Engenharia e Construção

Ver original


Parcerias

Arquivo