Opinião: Tendências no Recrutamento em Engenharia

Enquanto responsável pela área de recrutamento de profissionais de engenharia de várias especialidades, tenho tido oportunidade de estar próximo da realidade laboral ao nível de setores específicos tais como a indústria, a construção civil e a agricultura.

Uma vez que cada ramo de engenharia equivale a diferentes realidades no mercado de trabalho, gostaria de explanar as atuais tendências de recrutamento para as três áreas específicas com maior solicitação, a saber, Indústria, Construção e Facilities.

Por outro lado, será importante evidenciar as denominadas soft skills associadas às áreas, face à valorização das mesmas por parte de quem recruta. Aspeto crucial, quando as componentes técnicas não são avaliadas isoladamente, assumindo um peso considerável no momento da seleção de um candidato. De fato, empresas de recrutamento como a Msearch, são um excelente barómetro, não apenas para a tendência dos perfis solicitados, como também para os aspetos extra hard skills, enaltecidos pelos empregadores.

No que concerne ao setor da construção civil, poderemos evidenciar desde logo uma clara tendência de recrutamento para o estrangeiro. Efetivamente, com a estagnação deste mercado em Portugal, há largos anos que este setor tem sido sinónimo de emigração, nomeadamente para o continente africano, e nos últimos anos, para o médio oriente. De natureza variada, como infraestruturas de transporte, construção residencial, não residencial e redes de saneamento, os profissionais portugueses têm tido oportunidades, fora do nosso país, de participarem em projetos interessantes e adequados à sua formação e experiência. De fato, a dimensão dos projetos é habitualmente superior e mais aliciante.

Apesar da maioria dos nosso clientes serem delegações locais de empresas nacionais, estamos a assistir a um crescimento de solicitações de empresas estrangeiras que veem no profissional português um candidato qualificado para abraçar funções de primeira linha. Cargos como Direção de Obra, Gestor de Projetos, Responsáveis pela manutenção de equipamento ou Encarregados de Obra, são frequentemente necessidades operacionais em aberto.

A mobilidade geográfica internacional é, naturalmente, um requisito obrigatório, a par do conhecimento de línguas estrangeiras, com uma preponderância da língua francesa para zonas como o Magrebe, onde sucedem variados projetos de construção. A capacidade de adaptação a culturas diferentes, a metodologias de trabalho distintas e a polivalência operacional em campo, completam os requisitos frequentemente indicados pelo empregador. Efetivamente, estas soft skills representam a diferença entre o sucesso e o insucesso de um profissional da construção em solo estrangeiro.

Relativamente à área industrial, as solicitações têm sido maioritariamente para o mercado nacional, que se encontra em franca reestruturação das principais posições, nomeadamente na produção, manutenção e qualidade. A indústria alimentar, de embalagens, de componentes automóveis, a par de empresas fornecedoras de soluções industriais (automação, instrumentação, acionamentos, entre outras) representam cerca de 80% das empresas no mercado da manufatura que têm demonstrado capacidade para recrutar. Verifica-se a necessidade de reforçar ou reestruturar quadros ao nível de Supervisores de Produção, Responsáveis de Manutenção e de Qualidade, assim como de Programadores e Responsáveis por compras técnicas para a produção.

Mais uma vez, o domínio de línguas estrangeiras são essenciais para o sucesso profissional, tomando em linha de conta a elevada percentagem de exportação de produtos e equipamentos produzidos no nosso país. A ligação com os fornecedores, clientes ou apoio técnico é cada vez mais global, sendo a língua inglesa, francesa e alemã trunfos nesta área. Por outro lado, os empregadores no setor industrial dão cada vez maior importância, nomeadamente em funções na área da manutenção, à proximidade residencial à unidade fabril. Este fato origina, em diversos casos, a disponibilidade para a mobilidade nacional, para além da óbvia disponibilidade para trabalhar por turnos. Em quase todas as posições solicitadas, com maior pendor para a área da produção e logística, os conhecimentos e experiência em ferramentas lean são um requisito altamente valorizado, a par da capacidade de gestão e de controlo de budjet de uma área. Indubitavelmente, em determinadas realidades fabris, a dimensão de gestão técnica é a única forma de crescimento interno, também procurada pelos próprios candidatos.

Uma outra área onde a solicitação do recrutamento tem sido regular, prende-se com a gestão e manutenção de estruturas. O setor dos Facilities tem sofrido igualmente alguma reestruturação, sendo as funções de Facilities Manager e de Contract Manager as mais recrutadas. Posições cada vez mais consolidadas com requisitos de formação em engenharia (mecânica, civil ou eletrotécnica).

Com maior predominância no mercado nacional, estas posições acrescem à formação superior, uma necessidade de conhecimentos técnicos em áreas como o AVAC, Gás, Redes de Incêndio, Água e Eficiência Energética. Sendo funções associadas não tanto à intervenção técnica direta por parte destes profissionais, mas acima de tudo, à gestão de subcontratos, os candidatos com maior sucesso nos processos de recrutamento são quem já possui experiência em gestão e controlo financeiro (budjet, Capex e P&L).

De uma forma resumida, verificamos estas três grandes áreas no setor da engenharia com maior solicitação de reforço de equipas, durante o ano de 2015. Contudo, outras áreas como Agricultura e Ambiente, estão a consolidar o seu mercado e a efetivar recrutamentos de engenheiros agrónomos e de ambiente, respetivamente, sendo expectável que sejam mercados a crescer nos próximos tempos.

Independentemente do ramo de engenharia em causa, torna-se evidente que atualmente, a posse de formação superior, sem uma constante atualização técnica, aquisição de conhecimentos em gestão e controlo financeiro ou de línguas estrangeiras, coloca o candidato num patamar inferior, durante um processo de recrutamento, face a outros que têm vindo a desempenhar funções mais abrangentes.

Marco Arroz Manager – Msearch

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo