Ritmo da promoção de centros comerciais acelera na Europa

27-outlet.jpgA mais recente edição do European Shopping Centre Development, publicado semestralmente pela Cushman & Wakefield (C&W), conclui que a promoção de novos centros comerciais na Europa registou, em 2015, um "aumento considerável que se manterá em 2016".

Segundo este estudo, até metade de 2015, alcançou-se uma área de centros comerciais em toda a Europa de 152,6 milhões de metros quadrados. "Só nos primeiros seis meses do ano, foram adicionados 1,4 milhões de metros quadrados e prevê-se um aumento de mais do triplo deste valor na segunda metade de 2015", explica a consultora imobiliária.

O relatório prevê também que Rússia, Turquia e Polónia totalizem 61% desta área, seguidos de França e Reino Unido e que, até ao final do próximo ano, se somem mais 9,7 milhões de metros quadrados de novos espaços comerciais na Europa. Neste contexto, a C&W identifica Istanbul, Ankara, Londres, Sófia e Praga como as cidades que mais atrairão investimento para o sector.

"Actualmente o crescimento da actividade de centros comerciais na Europa Central e de Leste é suportado pela construção de projectos de grande dimensão, enquanto na Europa Ocidental é através de projectos pequenos e médios, assim como pela expansão de espaços comerciais já existentes", refere o comunicado da consultora, revelando que a tendência, todavia, será a de "abertura de grandes centros comerciais também nesta região da Europa".

Como exemplo disto, a C&W refere a mais recente inauguração, em Nice, França, de um centro comercial com 75 mil metros quadrados, o Polygone Riviera, promovido pela Unibail-Rodamco, o "primeiro centro de lifestyle que combina lojas "premium" com arquitectura, arte e entretenimento".

Esta tendência verificada na Europa também é confirmada em Portugal. "Após uns anos de estagnação, a retoma na construção de novos centros foi encabeçada pela Immochan no final do ano passado, com a inauguração do Alegro Setúbal", sublinha o comunicado da Cushman & Wakefield.

Segundo esta empresa, as perspectivas futuras apontam para a "manutenção deste crescimento, sendo várias as novas aberturas e expansões previstas ? em Lisboa espera-se a manutenção do novo conceito do The Edge Group em Sete Rios, a renovação do Fonte Nova, em Benfica, e a expansão do já existente Oeiras Parque".

Em Braga, o Nova Arcada está em fase de conclusão, anunciada para 2016, com um total de 67.500 metros quadrados de área bruta locável, enquanto que, no Algarve, o grupo Inter Ikea iniciou a construção daquele que será o segundo conjunto comercial do promotor sueco em Portugal, em Loulé, que contará com uma loja Ikea, um centro comercial e um "factory outlet", com um total de 83 mil metros quadrados de área bruta locável e abertura prevista em 2017.

Relativamente ao mercado de investimento, o sector de centros comerciais foi o que captou maior volume de capitais este ano, registando mais de 640 milhões de investimento, cerca de 40% do total investido até à data.

in Construir

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