Saraiva + Associados finalista em concurso internacional para a Expo 2017

alt

A Saraiva + Associados (S+A) está entre os dez finalistas do Concurso Internacional de Arquitectura para o Design Conceptual da Expo 2017 em Astana, Cazaquistão. Sob o tema "The energy of the Future", a S+A propõe a criação de um plano emblemático em Astana, integrando conceitos como tecnologias limpas, energias renováveis, eficiência e sustentabilidade num projecto de arquitectura viável, em que "Energia é vida".

Em comunicado enviado ao Construir, a S+A revela que o projecto em questão, desenvolve-se em torno da ideia de que "a vida deve ser construída em função da conservação da energia" e faz uma clara afirmação que as preocupações energéticas em edifícios e no planeamento urbano devem ser imediatamente colocadas em acção ? e a melhor forma de o fazer passa por providenciar conceitos de alta qualidade que eficientemente traduzam a tecnologia actualmente disponível em propostas arquitectónicas exequíveis e viáveis, que marquem já hoje a diferença.

Segundo o gabinete de arquitectura, "o projecto é conceptualmente construído em torno de um Eixo Verde que liga o local onde irá decorrer a Expo ao centro da cidade, o que em conjunto com o alinhamento urbano coincidente com o do centro de Astana e dos seus mais emblemáticos edifícios e o uso cuidado do elemento Água, tanto como reservatório como ‘fecho do Eixo Verde, torna imediatamente o complexo como parte integrante e identificada da cidade".

Sobre este projecto, Miguel Saraiva, CEO da S+A afirma: “tenho uma ligação pessoal com o Cazaquistão, desde que abrimos os nossos escritórios locais há dois anos, que tem sido uma fonte de inspiração, motivação e amizade. Estamos muito motivados por esta especial oportunidade de desenhar um projecto icónico que irá prevalecer no futuro como parte da nova Astana e do Cazaquistão. O nosso objectivo é criar um complexo excepcional respeitando o contexto de Astana, assim como as preocupações ambientais e a responsabilidade social que a Arquitectura tem para com o futuro. A nossa filosofia passou por propor a melhor qualidade e exequibilidade."

 

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo