Rita Moura eleita membro do Comité de Direcção da PTEC
????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Rita Moura, presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), foi eleita como membro do Comité de Direcção da Plataforma Tecnológica Europeia da Construção (PTEC).

A eleição da engenheira portuguesa decorreu em Bruxelas, durante a assembleia geral do organismo europeu, que teve lugar no passado dia 15 de Outubro e que fica também marcada pela eleição do presidente ? Emmanuel Forest ? e do tesoureiro ? Ilari Aho ? para além da nomeação dos membros do comité de direcção.

Segundo o regulamento interno da PETC, o comité de direcção é composto por 30 membros, 15 dos quais representam a indústria (categoria A), oito representam organizações de investigação (categoria B), quatro representam pequenas e médias empresas (categoria C), enquanto os restantes três representam outras organizações (categoria D), sendo, precisamente, nesta última categoria que se insere a nomeação da presidente da PTPC, que cumprirá um mandato de dois anos.

Criada em 2004, com o objectivo de "definir uma estratégia de crecimento para a Europa, potenciando o aumento da competitividade e sustentabilidade do sector da construção", a PTEC conta actualmente com cerca de 130 membros oriundos de um conjunto de organizações interessadas, que inclui empresas de construção e de materiais de construção, fabricantes de equipamentos, designers, arquitectos e engenheiros, entre outros.

De acordo com o comunicado da PTPC, a sua congénere europeia tem vindo a promover, desde o início, "a criação de uma rede de plataformas nacionais, como é o caso da nacional PTPC que, através de uma participação coordenada das empresas do sector, têm aqui uma oportunidade de integrar uma rede europeia de conhecimento, informação e influência, que lhes permite identificar oportunidades e obstáculos ao desenvolvimento do sector".

Neste contexto, a PTPC integra a PTEC, "mantendo acções de cooperação de âmbito técnico, bem como desenvolvendo colaborações em diversos projectos", como o projecto cPPP, referente a parcerias público-privadas, no Âmbito da investigação e desenvolvimento, financiado pelo programa Horizonte 2020.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo