OASRN promove "Ibéria Crítica", um debate entre arquitectos portugueses e espanhóis

A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN) organiza, em parceria com o Governo de Espanha e no âmbito da programação Mostra Espanha 2013, o Colóquio "Ibéria Crítica: Jovens arquitectos espanhóis e portugueses em debate".

Este colóquio tem lugar no próximo dia 1 de Novembro, no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, e é organizado em complemento da exposição "JAE ? Jóvenes Arquitectos Españoles" – um evento itinerante organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Espanha e comissariada por Jesús Donaire e Jesús Aparicio. A exposição, patente no Museu, inaugura no dia anterior ao colóquio, 31 de Outubro.

Segundo a OASRN, "pretende-se que o colóquio Ibéria Crítica funcione como uma mostra de trabalhos desenvolvidos por jovens arquitectos portugueses e espanhóis, proporcionando um momento de confrontação de diferentes visões, realidades e formas de fazer arquitectura num momento crítico (em vários sentidos) como o que vivemos".

No evento participam 8 arquitectos de cada nacionalidade (4 arquitectos/ateliers portugueses 4 arquitectos/ateliers espanhóis), com idade inferior ou igual a 45 anos. A selecção dos ateliers portugueses resultou de uma lista elaborada pela organização e por dois críticos convidados ? Luís Santiago Baptista e Joaquim Moreno. Da parte de Espanha, a selecção foi feita pela organização em parceria com os críticos Anatxu Zabalbeascoa e Carlos Quintáns.

O comité científico do Colóquio é constituído pelos arquitectos Jesús Aparicio, Jesús Donaire e Nuno Grande.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo