Cascais recebe X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa

Cascais recebe de 19 a 21 de Setembro a X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa, um evento que trará a Portugal especialistas europeus em urbanismo e que irá abordar questões relacionadas com os problemas das cidades, inovação, água e energia, telecomunicações, contactos e tecnologia.

Segundo a organização da Bienal, o objetivo da mesma passa por criar novos alicerces e novas bases de actuação, de forma a preparar as nossas cidades e as nossas regiões para os seus futuros habitantes.

Nesse sentido, será colocado o desafio aos oradores de apresentar a melhor combinação entre os novos paradigmas da realidade actual, uma nova base de vida para as cidades, e os pressupostos para superar a crise económico-financeira que atravessa a Europa.

A X Bienal contará com oradores de renome internacional e será o palco para a atribuição do Prémio Cascais Urban 2013. Até ao momento estão confirmados como palestrantes Bernardo Secchi, Louis Albrechts, Alain Bourdin, Joan Busquets, Oriol Nel.lo, António Camara, Paolo la Greca, Jaime Melo Baptista, Vincent Goodstadt, Kevin Murray, Ismael Fernandez Mejia, Izabela Mironowicz, Elin Søndergård, Pierre Laconte, Joaquim Poças Martins, Rafaela Matos, José Saldanha Matos, Helena Alegre, Helena Marecos, Eduardo Oliveira Fernandes, António Costa Silva, Nuno Ribeiro da Silva eManuel Duarte Pinheiro. No decorrer da Bienal será ainda revelado o urbanista vencedor do Prémio Cascais Urban 2013.

A organização da X Bienal sublinha ainda que, as principais actividades do evento serão os workshops

"Jovens Urbanistas: Regeneração urbana" e "Jovens Urbanistas: Cidade com poucos fundos para investimento público", a Declaração de Cascais sobre o futuro do urbanismo e as exposições das melhores práticas de soluções urbanas inovadoras, das melhores práticas de planos e projectos inovadores que foram recentemente concluídas, a de novas tecnologias recentemente desenvolvidas, a de cartazes e conferência sobre as obras selecionadas do Cascais Prémio Urban 2013 e ainda a exposição e conferência sobre os projectos premiados nos últimos Prémios Europeus de Planeamento Urbano e Regional, do Conselho Europeu de Urbanistas.

A X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa irá decorrer em Cascais no Centro de Congressos do Estoril. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Conselho Europeu de Urbanistas.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo