PPP para extensão do Porto de Calais garante financiamento

O projecto de parceria público-privada (PPP) para a extensão do Porto de Calais, em França, avaliado em 863 milhões de euros alcançou o encerramento financeiro.

Neste projecto, a Mott MacDonald prestou serviços de aconselhamento técnico aos investidores durante o planeamento do financiamento e irá agora monitorizar o projecto e a construção. O grupo britânico de engenharia explica, em comunicado, que, apesar de o Porto de Calais ser o quarto mairo em França, é o que tem o tráfego de passageiros mais elevado.

Esta extensão irá adicionar 3.200 metros de paredão, levar à criação de uma bacia de 90 hectares e irá "roubar" 50 hectares de terra ao mar. Será ainda desenvolvido uma área de canal, com três ancoradouros para ferry com capacidade para receber navios de 240 metros. Segundo o grupo, os outros trabalhos incluirão uma área de cargas para fornecer os ancoradouros existentes, um novo "cluster" de edifícios, que incluem um terminal, escritórios e armazéns, com cerca de 9.400 metros quadrados de área total, e trabalho de paisagismo numa área de 145 mil metros quadrados.

A Mott MacDonald elaborou o perfil de risco do projecto para aconselhar os financiadores sobre problemas técnicos eventuais relacionados com assuntos de contrato, projecto, construção e operação. A empresa irá agora monitorizar o progresso da construção relativamente aos prazos acordados.

Erwann Pilé, gestor nacional da Mott MacDonald para França, explicou que "a extensão do Porto de Calais está a ser implementada para apoiar o crescimento de actividades de canal cruzado ao proporcionar capacidades adicionais para as ligações existentes entre França e o Reino Unido". A construção desta extensão deverá estar concluída no final de 2020.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo