Consulgal vai prestar serviços de engenharia no Projecto Liget em Budapeste

A Consulgal anunciou que vai participar no projecto Liget, em Budapest, na Hungria, através da sua subsidiária luso-húngara Hungal.

Em comunicado no seu site, a empresa portuguesa de engenharia refere que reforça, desta forma, a sua cooperação com o país, no domínio da consultoria de engenharia e gestão, e que irá prestar serviços nas áreas de consultoria técnica, gestão e supervisão da construção.

"Este empreendimento representa uma notável intervenção de requalificação e renovação urbana que converterá uma zona já nobre da cidade de Budapeste num vibrante pólo de atracção cultural e turística", afirma a mesma fonte.

Para além da renovação completa do Parque da Cidade de Budapeste, o projecto compreenderá a construção de um conjunto de "belos e arrojados edifícios da autoria de arquitectos de renome internacional" – o arquitecto japonês Sou Fujimoto já assinou contrato para projectar a Casa da Música Húngara e o júri está a considerar as propostas dos ateliers Sanaa e Snøhetta, que passaram à "shortlist" final do concurso para o projecto do Museu Galeria-Ludwig,- bem como a reabilitação de um conjunto de edifícios existentes.

O Projecto Liget nasce da vontade do Governo húngaro em construir um "Distrito Museológico " no Parque da Cidade da capital do país, composto por cinco museus ? o Museu de Etnografia, o FotoMuzeum Budapest (antigo Museu Húngaro de Fotografia), o Museu Húngaro de Arquitectura, a Casa da Música Húngara e um complexo comum que albergará a Nova Galeria Nacional e o Museu Ludwig.

Segundo um relatório da consultora KPMG, está previsto a construção iniciar-se em 2016, com a abertura dos museus ao público esperada para Março de 2018. O custo dos museus está estimado em 75 milhões de forintos, enquanto que a requalificação e desenvolvimento do parque poderá atingir os 150 mil milhões de forintos (valores que totalizam cerca de 476 milhões de euros).

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo