SCML adquire Casa de Saúde Militar da Estrela

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adquiriu, por unanimidade da Mesa e consentimento do Governo, as antigas instalações hospitalares do exército, a Casa de Saúde Militar da Estrela.

Ocupando uma área total de 17000 m2, este espaço vai ser reabilitado para se tornar na maior Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos de Lisboa. O projecto apresentado pela Casa da Misericórdia  determinou o posicionamento nas negociações com o Ministério da Defesa, dado a falta de respostas na cidade relativamente a esta área específica do sector da saúde, e também pelo carácter de interesse público do projecto.

O Provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes diz que considera ser "um dever da Misericórdia fazer o que está ao nosso alcance para mudar esta realidade", referindo-se à futura actuação da Instituição neste património do Estado como uma oportunidade.

Após as intervenções de reabilitação, o plano da Santa Casa é o criar uma unidade de referência em Lisboa, " equivalente ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, ao Hospital Ortopédico de Sant’Ana e à Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto na Aldeia de Juso", lê-se no comunidade divulgado pela SCML.

O Provedor criou ainda o Fundo Rainha D. Leonor, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, com o intuito de criar uma rede de apoio à construção ou concretização de projectos de natureza solidária. A infra-estrutura do antigo hospital militar passa assim a constituir o património da SCML, sob o contracto de utilização com o período mínimo de trinta anos.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo