SOFID promove fundo de investimento de 94M? em Moçambique

A SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento esteve em Maputo a promover um fundo de investimento de 94 milhões de euros para projectos em Moçambique, conjuntamente com 50 empresas moçambicanas e portuguesas.

Neste contexto, o Investimoz – Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique, gerido pela SOFID, prevê três modelos de financiamento, assentes na participação do fundo no capital próprio de empresas portuguesas ou consórcios luso-moçambicanos, ou ainda na concessão de crédito para a aquisição de participações em sociedades dos dois países.

Para Francisco Almeida Leite, a vantagem deste modelo consiste na percepção, por parte dos empresários, de que "têm um fundo como sócio, que é dos dois governos, e isso dá conforto político. O administrador da Sofid considerou também que essa vantagem é, também, "uma vantagem competitiva".

Assim, com a flexibilização do fundo encetada no ano passado, todos os sectores estruturantes da economia moçambicana são elegíveis. O capital social mínimo diminuiu de 250 mil euros para 140 mil euros, tendo sido alargado o período de apoio possível para os nove anos.

Segundo o administrador, os projectos de três milhões de euros, em curso, alavacam valores até 11 milhões, estando em apreciação outros investimentos avaliados em 10 miklhões de euros, mas que poderão envolver um total de 40 milhões.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo