Novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões inaugurado por Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima, inaugurou, no dia 23 de Julho, o novo terminal de cruzeiros do Porto de Liexões.

Este terminal, promovido pela APDL ? Associação dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, e integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões, foi projectado pelo arquitecto Luís Pedro Silva, e conta com projecto de engenharia da Newton, tendo sido concluído em Março deste ano, após um investimento superior a 50 milhões de euros.

Na sua página de internet, a APDL destaca que o novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões é "o maior projecto de sempre de abertura do porto à cidade", o que torna esta infra-estrutura "uma importante porta de entrada na região e impulsionando definitivamente o crescimento do número de navios de cruzeiro e de passageiros em Leixões".

Com a construção do novo cais, com 340 metros de comprimento, inaugurado em Abril de 2011, o porto passou a poder receber "os maiores navios de cruzeiro, acolhendo assim a maior parte dos navios de cruzeiro da actual frota mundial". Esta infra-estrutura acolhe também o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto e diversas unidades de investigação com vocação marítima, para além da sede do CIMAR ? Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo