Arup desenvolve guia de PPP para Estado de São Paulo

A Arup foi escolhida pelo British Council para ser a implementadora de um projecto do Governo Estadual de São Paulo para a introdução de um guia de parcerias público-privadas (PPP).

Em comunicado no seu site, a multinacional britânica de engenharia explica que o Governo Estadual de São Paulo foi seleccionado para receber recursos do Fundo de Prosperidade, um programa britânico que visa contribuir para impulsionar economia em países em desenvolvimento. Tranche de 216 mil libras (308 mil euros) irá financiar o desenvolvimento do projecto SP Infra, um guia sobre as melhores práticas internacionais para a contratação e gestão de grandes projectos de infra-estruturas, com particular atenção às PPP.

Com base nas "experiências combinadas do Reino Unido e do Estado de São Paulo, o guia SP Infra irá clarificar aspectos técnicos fundamentais para a meloria da contratação para projectos de infra-estruturas prioritários dentro do sector privado, incluindo prazos e conveniência de prestação de serviços públicos, optimização de recursos públicos, modelação de propostas, equilíbrio financeiro e económico e contratos e governação institucional".

"Vamos reproduzir modelos internacionais para investimentos de capital estrangeiro, levar melhorias ao sector para a prestação de serviços de infra-estruturas e refinar o método de contratação para tornar o processo de PPP mais atractivo", declarou Gustavo Ferreira, director associado da Arup.

O objectivo final deste guia é, através da transparência, do controlo e de responsabilização apropriada na contratação, proporcionar ganhos de "eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos à população". Os resultados deste trabalho serão, segundo a Arup, partilhados com outros estados brasileiros e com o Governo Federal em eventos e seminários.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo