UNStudio vence votação pública para teatro em Den Bosch

UNStudio_TadP_Vooraanzicht

A proposta de design do atelier UNStudio para um Teatro em Den Bosch, na Holanda foi seleccionado através de uma competição cujo júri foi composto pelos residentes da província de ‘s- Hertogenbosh.

A votação resultou em dois finalistas, e o UNStudio conquistou a maioria de 57% dos votos com a proposta "Teatro na Parada", que integra os quatro volumes do teatro no ambiente envolvente.

Localizado numa rua adjacente a uma praça pública, e perto da catedral de St. John, o UNStudio procurou harmonizar o edificado aos arredores, compondo o teatro em dois auditórios cujas fachadas são revestidas em pedras naturais, enquanto que os espaços de circulação são revestidos a vidro, conectando a praça pública ao teatro e vice-versa.

Em adição, o maior dos dois auditórios será parcialmente "afundado" de maneira a não afectar a linha do horizonte que permite visualizar a torre da catedral de St. John. O terceiro e último piso vai alojar um terraço de vista panorâmica sobre a cidade.

" A massa do edifício será simultaneamente singular e múltipla: a mutação dos diversos volumes sugerem separação e fragmentação, enquanto que momentos de intersecção fundem os volumes e resultam num objecto autónomo e singular integrado no tecido urbano", explicou o arquitecto Ben van Berkel, citado pelo Archdaily.

Os saguões interiores estarão ligados à praça pública através de uma escadaria central, que figuradas em balaustradas de vidro se estendem em quatro níveis.

O auditório principal terá capacidade de sentar 950 pessoas no seu interior, e será reforçado com materiais que potenciem a acústica da sala, já o auditório de menor dimensão poderá sentar até 450 pessoas e servirá de espaço multi funcional, utilizado para espectáculos, eventos, exposições e outros géneros de performance.

O futuro "Teatro da Parada" ocupará uma área total de 10731 m2 que começarão a ser construídos em 2017, com conclusão e abertura ao público previstas para 2020.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo