Mesmo no banho, fique atento às dicas de ergonomia
Todo cuidado na instalação: verifique se sua casa está preparada para receber um chuveiro embutido no forro.
Sistema de aquecimento: Todas essas duchas pedem um sistema auxiliar de aquecimento de água. Ele pode ser a gás, boiler ou mesmo solar. Se o seu imóvel ainda não dispõe desse recurso, você precisará fazer uma reforma para providenciá-lo.
Energia garantida: Prever um ponto bivolt no teto do banheiro também é fundamental ? a eletricidade se faz necessária na hora das mudanças de jato ou para acender as luzes da cromoterapia.
Melhor posição: A disposição do aparelho dentro do boxe ? central ou deslocada ? é questão de gosto. No entanto, você deve defini-la com antecedência para que as adaptações hidráulica e elétrica sejam feitas corretamente.
Pressurizador já: A instalação desse equipamento para garantir a pressão adequada também é quase uma regra. "Em média, os novos modelos exigem no mínimo 20 metros de coluna d'água [mca] para um banho confortável, algo difícil de encontrar em casas ou apartamento com menos de oito andares acima dele", detalha Felipe Talaquer, coordenador de produtos em linha da Deca.
Acabamento bem feito: "Cuidado com a execução do corte no forro. Ele deve estar na medida exata indicada pelo fabricante ou corre-se o risco de ficar com sobras ou rebarbas que o chuveiro sozinho não consegue cobrir", orienta Lucas Kaufmann, do departamento de desenvolvimento de produtos da marca gaúcha Altero.
Texto: Lara Muniz
Fotos: divulgação