Grupo DST responsável pela construção do novo aterro sanitário da Suldouro
O Grupo dst é a empresa responsável pela construção do novo aterro sanitário do Sistema Multimunicipal do Sul do Douro (Suldouro), uma empreitada que representa um investimento superior a 10 milhões de euros e que é fundamental para o eficaz tratamento dos resíduos sólidos dos concelhos abrangidos. Localizado em Canedo, Santa Maria da Feira, o novo aterro, cuja construção arranca em setembro deste ano, prevendo-se a sua conclusão em julho de 2014, é a pedra angular do sistema, uma vez que a estrutura atualmente existente no local já atingiu o limite máximo da sua capacidade.

As empresas do Grupo dst envolvidas no projeto (a tgeotecnia, bysteel, dte, tagregados, tmodular e tbetão) terão a seu cargo as empreitadas de construção civil da nova célula, as lagoas, vias de circulação, o edifício principal, oficinas e edifício de caracterização de resíduos. Ainda sob a alçada da dst está a execução da nova estrutura de sombreamento, o posto de combustível, a estação de tratamento de lixiviados, o acesso ao novo aterro sanitário e os trabalhos de integração paisagística.

Para melhor se perceber o alcance da empreitada, um dos maiores investimentos no sector dos aterros sanitários a acontecer no corrente ano,os trabalhos no terreno implicam um vasto movimento de terras, designadamente através da escavação de aproximadamente 1.400 mil metros cúbicos e a aplicação de telas de impermeabilização das células do aterro sanitário, num total de 122,5 mil metros quadrados. Dentro deste quadro, inserem-se também todas as empreitadas de construção civil associadas, instalações elétricas, telecomunicações, avac, estruturas hidráulicas e carpintarias.
José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo dst, considera que esta é uma obra que "vai continuar a valorizar a empresa no mercado da construção em Portugal", salientando que "a experiência e as competências por nós adquiridas num processo de constante inovação são determinantes para que nos seja confiado um projeto cujo impacto é extremamente relevante, quer em termos ambientais, quer em termos da qualidade de vida das populações".
in Engenharia e Construção

Ver original


Parcerias

Arquivo