COBA assume engenharia da segunda maior hidroeléctrica de África

altA COBA assinou, em Luanda, o contrato de prestação de serviços de engenharia para a construção e fornecimento dos equipamentos do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, situado no trecho rio Kwanza.

"Trata-se de uma central com potência total de 2070 MW, passando a estar entre as maiores actualmente em operação em África, onde se incluem Asswan, no Egipto, e Cahora Bassa, em Moçambique", explica o grupo português no seu comunicado de imprensa, onde refere que esta central produzirá 8640 GWh/ano.

Situado entre as centrais de Cambambe e Capanda, o aproveitamento "é composto por uma barragem de betão compactado com cilindro (BCC), com 132 metros de altura e um comprimento pelo coroamento de 1075 metros e seis circuitos hidráulicos de geração principais subterrâneos paralelos, equipados com seis grupos de geradores, com capacidade total de 2004 MW, instalados em caverna subterrânea com largura de 21 metros e comprimento de 273 metros".

A COBA destaca também que está ainda prevista uma segunda central no circuito hidráulico de descarga de caudal ecológico, "equipada com um grupo de 65,5 MW.

O contrato é assumido por um consórcio liderado pela COBA, que integra também a empresa de engenharia alemã Lahmeyer. Os serviços incluem "a análise e aprovação de projecto base e do projecto de construção, assistência ao dono de obra na negociação dos contratos de construção civil e de fornecimento dos equipamentos electromecânicos, aprovação dos projectos dos equipamentos, bem como inspecção e recepção final dos mesmos em fábrica".

O consórcio irá ainda dar assistência ao dono de obra na coordenação geral do empreendimento e na supervisão e fiscalização das obras de construção civil e da montagem dos equipamentos electromecânicos. O contrato tem uma duração de 66 meses.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo