JLL analisa o desempenho das cidades mundiais

A JLL elaborou uma análise dos principais estudos comparativos sobre o desempenho das cidades, em parceria com o The Business of Cities Group. De acordo com os dados analisados a cidade Estocolmo destacou-se em termos de sustentabilidade, planeamento urbano e boa governança.

O relatório, que analisa os índices 1 de desempenho de mais de 200 cidades mundiais, de modo a permitir fazer a comparação entre elas, identifica Nova Iorque, Londres, Singapura, Paris e Hong Kong no top 5 das cidades que exibem melhor performance em todos os seis principais índices globais. Nestes casos, a nota foi de estabilidade, ocupando posições cimeiras nos rankings globais, para aquelas que estão nas posições abaixo observaram-se fluxos de mudança significativos nestes três últimos anos, com as cidades a reajustarem-se à geografia das oportunidades globais.

Istambul é uma cidade que, segundo o novo research divulgado pela JLL, tem registado uma constante melhoria desde 2010 de forma mais consistente ao longo de período analisado, estas conclusões são tiradas em torno da consolidação do seu "estatuto como fornecedor de serviços financeiros a nível local e tem suplantado com frequência algumas cidades de média-dimensão bem estabelecidas, graças à sua escala e por funcionar como um ponto privilegiado de entrada e saída em termos geográficas", segundo se lê em comunicado.kevin1

Os seis índices, que abrangem categorias desde os serviços financeiros à imagem da cidades, Istambul revela-se como aquela que evoluiu de forma mais consistente. Outras cidades que apresentam um progressos solidificados desde 2010 são o Mumbai, Seul e Dubai.

"No século XXI, o ritmo de chegada de novas cidades à cena global é mais rápido do que nunca. No novo ciclo de globalização, cidades emergentes como Ho Chi Minh, Nairobi e Deli procuram cada vez mais entrar na economia global e aceleram o seu crescimento através da inovação e das start ups na área da tecnologia", defende Rosemary Feenan, directora internacional de Global Research na JLL, ao que acrescentou ainda que da mesma forma "centros consolidados de inovação como São Francisco, San Jose, Boston, Tel Aviv e Cambridge e cidades com Cidades vencedoras e cidades principiantes elevada qualidade de vida, como Estocolmo e Zurique, estão também a conjugar os teus activos em termos de infra-estruturas e educação para se tornarem verdadeiros pólos de start-up's, e assim cimentar e acelerar a sua posição no palco mundial".

No topo do ranking e nos últimos dois anos, as cidades de Singapura e Estocolmo estão entre aquelas que cimentaram com mais robustez as suas posições no topo dos rankings das cidades. No caso de Singapura, esta ultrapassou pela primeira vez Tóquio e Paris na maioria dos principais índices, sendo agora líder entre os países da Ásia nos campos da educação superior, mobilidade, ciência, índices de banda larga e tecnologia, destacando-se principalmente nos sector do ambiente favorável para os negócios.

Estocolmo, em termos de crescimento, conhecimento e qualidade revelou uma melhoria consistente da sua posição sobretudo relativamente ao resto da Europa. A cidade sueca destaca-se não apenas em termos de governança, planeamento urbano e sustentabilidade, mas pelos fortes efeitos de cluster. Por outro lado e em sentido inverso aos seus pares, os sectores de TIC e da Indústria viram o seu Valor Bruto Acrescentado crescer cerca 25% desde 2008. Greg Clark, chairman da área de Business Cities Research Center da JLL, "nunca foi tão importante compreender o desempenho das cidades. A capacidade das cidades em atrair em crescimento, gerir o seu crescimento e oferecer qualidade de vida irá definir o seu carácter e, em última instância, o sucesso do «século metropolitano». Em conjunto, os benchmarks e índices podem oferecer-nos uma visão realista dos padrões existentes e das oportunidades estratégicas para as cidades, bem como aqueles que nelas vivem e trabalham. A melhoria dos desempenhos de Istambul, Santiago e Seul ilustram que as cidades podem e devem alterar as suas posições nos índices ao longo do tempo. As mudanças foram alcançadas por se elevarem os standarts, por se alterarem as percepções, oferecendo novas informações, apostando em parcerias, acrescentando rankings, entre vários outros mecanismo", concluiu Greg Clark.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo