OA homenageia Alcino Soutinho no Dia Nacional do Arquitecto

A Ordem dos Arquitectos (OA) vai dedicar as celebrações do Dia Nacional do Arquitecto’13 para homenagear Alcino Soutinho.

No seu comunicado, a OA refere que "a sessão solene desta celebração implica a homenagem a um arquitecto que, pelo seu testemunho exemplar, traduza a singularidade deste Dia Nacional" e, neste contexto, propõe que o homenageado este ano seja o arquitecto Alcino Soutinho. A celebração decorrerá no dia 8 de Julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

"Considerado pela crítica nacional e internacional como um dos ícones da "Escola do Porto"", Alcino soutinho foi galardoado, em 1982, com o Prémio "Europa Nostra", da Federação Internacional da Protecção da Herança Cultural e Natural Europeia, que distinguiu assim o seu projecto para a Pousada de São Diniz, em Vila Nova de Cerveira.

Dois anos mais tarde, Soutinho obteve o Prémio AICA (Associação de Críticos de Arte ? Secção Portuguesa), com o projecto da Biblioteca-Museu Amadeu Souza Cardoso e Edifício dos Paços do Concelho de Amarante. "Contudo, é com a obra dos novos Paços do Concelho de Maotisinhos que obtém consagração nacional e internacional", destaca a Ordem dos Arquitectos, no seu comunicado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo