Moreau Kusonoki Architectes vence o concurso Guggenheim Helsínquia

GH-04380895_Board_6_03 A proposta para o museu "Art in the City", concebida pela empresa sediada em Paris, Moreau Kusonoki Architectes, venceu a competição Guggenheim Helsínquia, após um ano desde a fase de pré-selecção, aperfeiçoamento e deliberação.

O edifício projectado pelos arquitectos da Moreau Kusonoki para a capital da Finlândia foi criado como um museu,  inter-conectado em pavilhões de estruturas geométricas sortidas, cujo design "está imbuído ao sentido de comunidade e animação, que combina com as ambições dadas nas instruções para homenagear tanto as pessoas da Finlândia como criação de museu mais ágil e futurista", lê-se na plataforma online Archdaily.

Revestido em madeira carbonizada e vidro, de origem finlandesa, o museu "Art in the City" compreende nove volumes de baixa altitude e uma torre farol, ligadas às proximidades do Observatory Park, por uma ponte pedestre, que serve de calçada ao longo da baía portuária sul de Helsínquia. De acordo com a Fundação Guggenheim, o design de Moreau Kusonoki "convida os visitantes a engrenarem no trabalho artístico do museu e nos programas transversais a um conjunto de pavilhões conectados, e praças organizadas em torno de uma rua interior" acrescentando ainda que, "o júri achou o design profundamente respeitoso relativamente à paisagem e ao ambiente que o envolve, criando um campus fragmentado e não hierárquico, ligado por pavilhões, onde a arte e a sociedade se encontram e se misturam".

Cerca de dois mil arquitectos e designers de diversas localizações geográficas canalizaram os seus esforços para idealizar um destino para o porto sul de Helsínquia e as possibilidades para um museu do século XXI, Richard Armstrong, director da fundação e do museu Solomon R. Guggenheim disse que "raramente foi concentrada tanta inteligência arquitectónica e dirigida a um único desafio (?) Ao fazermos das inscrições para esta competição via online, também contribuímos para um volume sem precedente de informação de design, que está agora disponível para estudo e utilização. Por esta razão, agora que a competição acabou, estamos confiantes de que a sua contribuição para o discurso arquitectónico e a imaginação pública apenas agora começou".

Os arquitectos Nicolas Moreau e Hiroko Kusunoki, fundadores da firma Moreau Kusunoki agradeceram "à visão arrojada da fundação Solomon R. Guggenheim e à cidade de Helsínquia, pela abertura do processo de competição internacional, que ofereceu um desafio único para os profissionais em torno do globo para participar neste projecto excepcional. Eventos como este representam uma grande esperança para os arquitectos. Estamos encantados e honrados por termos sido seleccionados entre 1,715 candidaturas. Estamos felizes em partilhar esta vitória com todas as pessoas com quem trabalhámos: o nosso grupo de trabalho, os nossos parceiros e clientes. Esta aventura trouxe-nos energia, prazer e sonhos. A aventura continua agora com a Fundação Solon R. Guggenheim, as pessoas de Helsínquia e os amantes da arquitectura e da arte".

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo