Open House 2015 chega à cidade do Porto

logo-open-house-w420 A primeira edição do Open House Porto chega no fim de semana de 4 a 5 de Julho, em vários pontos emblemáticos da cidade.

O evento Open House, originalmente criado em Londres em 1992, tem-se estendido desde então às grandes metrópoles mundiais, agora a cidade do Porto é o palco do roteiro para o património arquitectónico. O roteiro delineado para o evento vai conjugar referencias da cultura nacional e pequenas intervenções privadas, desde edifícios históricos até aos ícones da arquitectura portuguesa contempora?nea. O Open House Porto convida o público a criar o seus itinerários pela cidade, de acordo com os seus interesses, oferecendo ainda visitas comentadas por especialistas e/ou autores dos projectos.

Esta primeira edição tem como comissário o arquitecto Pedro Bandeira e integra uma cuidadosa selecção de 40 espaços de diferentes tipologias, nomeadamente conjuntos urbanos, equipamentos, infraestruturas e edifícios de comércio e serviços. Espaços estes que ilustram a fortuna histórica e cultural da arquitectura da região. Enquanto edição elementar deste evento que vai reunir a associação da Frente Atlântica do Porto, o Open House Porto surge como uma co-produção entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Casa da Arquitectura e conta com a parceria das Câmaras Municipais do Porto, de Gaia e de Matosinhos. O encontro oferecerá acesso privilegiado a espaços de relevo da arquitectura nacional, dando a oportunidade aos visitantes de experiência as valências do património urbanístico mais emblemático da cidade.

Em 2012, foi lançado o Open House em Lisboa pela Trienal de Arquitectura de Lisboa que teve uma adesão média de 14,000 pessoas, este ano ocorre no fim de semana de 4 e 5 de Julho e a participação é gratuita .

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo