Schneider Electric instala centro de dados na Sagrada Família

A Schneider Electric anunciou a conclusão de um "inovador centro de dados pré-fabricado, totalmente personalizado em função das necessidades da Sagrada Família".

Considerada Património Mundial pela UNESCO, "e enquanto uma das mais populares e visitadas atracções turísticas de Barcelona, em Espanha, a Sagrada Família necessitava de uma solução portátil que transformasse e actualizasse a sua pequena sala de servidores, num centro de dados mais robusto que permitisse um reforço da gestão, da segurança e do controlo de acessos dos milhões de pessoas que visitam este local anualmente", explica o grupo francês em comunicado.

Segundo Kevin Brown, não existe, actualmente, "uma abordagem generalista ao design e à construção de um centro de dados". Para a Sagrada Família, a solução, que se requeria "flexível e portátil", que fosse também "igualmente potente e capaz de responder às exigências específicas do seu negócio e a todas as necessidades que surgem com o seu crescimento", explicou o vice-presidente de Global Data Center Strategy and Technology da multinacional gaulesa.

Segundo o mesmo responsável, a Schneider Electric está muito satisfeita por trabalhar num local classificado como Património Mundial e por poder "disponibilizar uma solução de data center pré-fabricada, que não só se integra perfeitamente no ambiente complexo que envolve a Sagrada Família, como também garante a segurança, a disponibilidade, a fiabilidade e a flexibilidade necessárias para suportar este popular ponto de atracção turístico durante e após o processo de construção".

O comunicado da empresa destaca a "longa história de transformação centrada num complexo projecto de construção ainda em curso" da Sagrada Família, o que afastou a ideia de construção de um novo centro de dados dentro do edifício e classificou a portabilidade da solução como "elemento chave" neste processo. Por outro lado, era também necessário um aumento da capacidade de TI para suportar o novo sistema de bilhética e de validação colocado à entrada para os vistantes.

A manutenção de toda a segurança do local foi também colocada no topo das prioridades neste projecto. Assim, o centro de dados controlará mais de 250 câmaras de segurança instaladas no perímetro do local e garantir o sistema de suporte em termos de TI para a plataforma de e-mail corporativo e para outras aplicações empresariais.

A fim de responder a todas estas necessidades específicas, a Schneider Electric "desenhou e construiu um centro de dados topo de gama, pré-fabricado, que pode ser facilmente movimentado sempre que necessário e que possui requisitos mínimos de instalação no local para prevenir eventuais interrupções para os visitantes ou para a própria construção".

Segundo o grupo, o modelo foi entregue no local com os bastidores, as UPS, o sistema de distribuição de energia, de arrefecimento e de gestão pré-instalados e prontos para serem implementados.

A empresa explica também que a estrutura do módulo foi desenhada para garantir níveis de durabilidade e de segurança superiores, com ligações eléctricas e mecânicas que podem ser facilmente desligadas para serviços móveis para o módulo do data center e para os componentes interiores de toda a infra-estrutura.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo