Infraestruturas de Portugal adjudica empreitada de reabilitação ferroviária à Fergrupo

ferroviaA Infraestruturas de Portugal anunciou a adjudicação da empreitada de reabilitação da super-estruturas de via (descendente) na Linha do Minho à Fergrupo por 125,8 mil euros.

No seu comunicado de imprensa, a Infraestruturas de Portugal explica que os trabalhos serão desenvolvidos entre os quilómetros 4,400 e 5,050 da linha, na Freguesia de Rio Tinto. A empreitada tem um prazo de execução de 60 dias e ao montante da adjudicação, acrescem os materiais de via a aplicar, com um custo estimado de 145 mil euros. O projecto e a fiscalização são da responsabilidade da empresa pública.

Segundo o comunicado, a intervenção reveste-se de "carácter imprescindível pela situação última de fadiga em que se encontram os diversos elementos constituintes do armamento de via neste troço" que assume "especial relevância, dada a grande intensidade de tráfego ferroviário, cerca de 240 circulações por dia, comportando circulações pesadas de mercadorias e de passageiros".

A empreitada dá sequência ao processo de reabilitação da via ascendente, concretizado em 2013, e compreenderá a substituição integral do carril, a substituição de travessas de madeira por travessas de betão bibloco, e o ataque mecânico pesado, "incluindo a regulação de balastro e estabilização dinâmica de via".

Com esta obra, a Infraestruturas de Portugal prevê a mitigação dos riscos de descarrilamento, o aumento das condições de segurança das circulações ferroviárias, de pessoas e bens, a garantia de uma maior fiabilidade de exploração e a redução dos custos de manutenção.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo