LNEC desenvolve ferramenta de gestão para o turismo

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto Português da Meteorologia e do Clima (IPMA) vão desenvolver uma nova ferramenta de gestão para o sector do turismo.

Em comunicado, o LNEC explica que, em parceria com um conjunto de nove entidades hoteleiras nacionais, irão conceber, até Abril do próximo ano, "um método inovador para integrar a adaptação às alterações climáticas no sector do turismo em Portugal", o AdaPT AC:T.

"As variações meteorológicas extremas e as alterações climáticas que se podem antecipar para as próximas décadas, através de cenários desenvolvidos pelos especialistas que integram a equipa, podem prejudicar a competitividade da hotelaria nacional", salienta o comunicado do LNEC.

A mesma fonte sublinha que a importância desta nova ferramenta consiste em "antecipar as necessidades de adaptação dos hotéis para que estes mantenham elevados níveis de qualidade e conforto ambientais, desejavelmente com menores consumos e custos energéticos e de recursos (como a água)".

O projecto AdaPT AC:T está integrado no Programa AadPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC) e projecto beneficia de um apoio de 157 mil euros da Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do programa EEAGrantes, e de 27 mil euros através do FPC.

O consórcio iniciou a actividade em Março passado e irá realizar, nos próximos meses, auditorias energéticas e ambientais em nove hotéis em Portugal, com campanhas de recolha de dados no Verão e no Inverno.

Segundo o LNEC, os responsáveis estão confiantes sobre a possibilidade de desenvolver um método fiável e auditável que apoie os empresários no planeamento operacional das suas instalações hoteleiras, através da monitorização de indicadores de vulnerabilidade às alterações do clima, e da identificação de medidas que melhorem a adaptação de vulnerabilidades às alterações do clima, e da identificação de medidas que melhorem a adaptação desses empreendimentos, "vitais para a economia nacional".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo