REFER adjudica empreitada de 2M?na Linha do Vouga

A REFER anunciou a consignação da empreitada de beneficiação da superestrutura de via entre as estações de Sernada do Vouga e Águeda, avaliada em quase 2 milhões de euros.

Esta empreitada, que cobre um troço com cerca de 13,300 quilómetros na Linha do Vouga, tem um prazo de 120 dias e foi adjudicada à Fergrupo. Ao valor de obra, acrescem ainda os materiais de via a aplicar, "com um custo estimado de 1,4 milhões de euros". O projecto e fiscalização permanecem sob alçada da REFER, através do Centro de Manutenção do Porto.

A REFER explica, em comunicado, que esta intervenção está contemplada no Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas ? PETI3+ e reveste-se de "carácter imprescindível, pela situação última de fadiga em que se encontram todos os componentes da superestrutura de via".

Os trabalhos têm como objectivo "corrigir e mitigar os actuais riscos de descarrilamento, melhorar as condições de segurança das circulações ferroviárias e de pessoas e bens e assegurar a fiabilidade da exploração".

A empreitada prevê a substituição integral do carril e das travessas de madeira e das fixações e aparelhos de mudança de via implantados no troço, para além da construção de uma caixa de balastro que permitirá estabilizar o nivelamento transversal e longitudinal, minimizando os defeitos geométricos que actualmente conidiconam a norma lexploração ferroviária".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo