Kengo Kuma & Associates incumbida de desenhar a nova Gare Saint-Denis Pleyel

 

Saint-denis-pleyel-railway-station-by-Kengo-Kuma_dezeen_bn1

 

O estúdio japonês de arquitectura Kengo Kuma & Associates venceu a competição para projectar a Gare Saint-Denis Pleyel, no Norte da cidade de Paris. Esta estação é incluída no projecto de larga escala Grand Paris Express que pretende criar um percurso em torno da capital.

Esta Gare será uma das três principais estações principais a serem construídas como extensão e ponto de troca relativamente ao Metro de Paris,a fim de criar um circuito em torno da capital. A Estação vai comportar uma área de 45,000 m2 e um total de 9 pisos, 5 acima da superfície do solo e 4 inferiores ao piso térreo. Lojas comerciais, uma livraria multimédia e um centro de negócios são parte da oferta adicional da estação, o "projecto é desenhado como uma oportunidade única para abrir o distrito ao conectar dois lados da cidade através da enorme linha ferroviária da Estação Norte de Paris.", de acordo com as declarações de Kengo Kuma & Associates. Segundo os arquitectos, a Gate Saint-Denis Pleyel vai ser uma homenagem às linhas férreas e por isso, na sua estrutura,  compreende "níveis em forma de cunha" construídas em vidro e aço, o que se vai traduzir em "linhas férreas" que transversalmente fazem a passagem da parte da frente do edifício para o interior. Simultaneamente o acesso à estação de metro é feita através dos níveis subterrâneos. " A estação torna-se uma extensão dos espaços públicos em vários níveis.  Níveis múltiplos desencadeiam-se em espiral, o que faz da estação um complexo que funciona como ruas em camadas verticais", explicam o arquitectos da Kengo Kuma & Associates.

O edifício será circundado por uma praça pedestre com espaços de vegetação, assim como terraços no pisos superiores, que uma vez percorridos na sua totalidade terminam num jardim central, localizado no telhado da estrutura. A estação é parte integrante do projecto Grand Paris Express que visa a construção de um circuito de metro automatizado em torno da periferia da cidade, três trechos deste circuito vão servir os bairros de Saint-Denis, Clichy Montfermeil e Le Bourget. No total, o projecto Grand Express Paris implementa 72 novas estações, sendo que cada trecho inclui uma estação "icónica", cujos projectos de design foram comissionados via competição internacionais. A expectativa é de que em 2030 estarão colocados cerca de 130 kms de trilho  que farão a inter-ligação aos principais aeroportos e estações de TGV, possibilitanto assim o transporte de Paris até outras regiões de França

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo