Concluído o complexo “Toshima ward office” em Tóquio

kengo-kuma-toshima-ward-office-tokyo-japan-designboom-07

Está concluído o novo complexo "Toshima ward office", projectado pelo arquitecto japonês Kengo Kuma, na cidade de Tóquio. Este projecto abrange uma área total de 94,681,87 m2, concebido para integrar escritórios, acomodações habitacionais e um jardim vertical. Foi idealizado na sua estrutura como uma "árvore gigante" que apesar da sua dimensão procura dar à região uma componente de design relacionada com a natureza. O revestimento do complexo é feito por diversos tipos de painéis (ou "folhas") que desempenham finalidades variadas, uma das tipologias actua, por exemplo, como célula fotovoltaica, para fornecer energia ao edifício.

Outra variante de painel, uma grelha produzida por meio de madeira reciclada é utilizada para proporcionar sombra aos espaços interiores do edifício, e por fim um painel vegetado que introduz à área urbana um elemento adicional de natureza.

O jardim vertical,  inserido no edifício, foi pensado como um espaço público para receber visitantes ao longo do ano, cujo acesso é feito através do átrio, local comum a trabalhadores, moradores e visitantes e posicionado centralmente para se vislumbrar as características do design e arquitectura incutidas pelo arquitecto na concepção do edifício.

A firma Kengo Kuma & Associates acaba de vencer o concurso para desenhar a Gare Saint-Denis Pleyel, uma três estações-chave que vão servir de trecho e conectar-se à estação de metro de Paris, integrando o projecto Grand Paris Express. As datas para o início da construção ainda não foram divulgadas, no entanto em 2013 um investimento de 300 milhões de euros foi ejectados para a construção dos primeiros 20 kms da rede Expresso de Paris.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo