Herzog&Meuron desenham novo estádio do Bordéus

herzog-de-meuron-nouveau-stade-de-bordeaux-stadium-france-designboom-03

 

O novo estádio de Bordéus, projectado pelo estúdio suíço Herzog & de Meuron foi oficialmente inaugurado numa obra conjunta entre a Vinci e a Fayat. A arena de 42 mil lugares vai ser a nova instalação dos franceses do Girondins de Bordéus.

A estrutura do edifício é caracterizada pela sua arquitectura horizontal e pelo branco escolhido para o revestimento externo, o que lhe atribui um cunho futurista que não se faz  destoar do meio circundante. O estádio é rodeado por colunas delgadas, que organizadas equitativamente  lhe concedem um misto de densidade e transparência geométrica.

No interior do edifício, as bancadas são distribuídas em duas fileiras sobrepostas segmentadas em quatro secções adicionais. Estas são protegidas por uma cobertura que termina nas extremidades da área de campo, instituindo uma abertura rectangular.

Alguns dos jogos seleccionados para o Campeonato Europeu de Futebol 2016 vão decorrer nas novas instalações de Bordéus, que tem simultaneamente a capacidade de hospedar jogos de rugby.

"O volume diáfano do estádio abre-se na paisagem envolvente. A sua transparência revela toda a energia e actividades que transformação este pedaço de terra numa nova e vibrante parte de Bordéus", explicam mais detalhadamente os arquitectos da Herzog & de Meuron o intuito do seu projecto.

Este foi-lhes atribuído em 2011 e o trabalho de construção, iniciado em 2013, teve o seu remate em 2015, dentro do período expectado e do orçamento disponível. O investimento feito na nova estrutura foi de 219 milhões de euros, assegurado pelo Consórcio entre as empresas Vincy Construction France e a Fayat. O valor disponibilizado para a construção do estágio contou com contribuições suplementares por parte do Estado Francês ( 28 milhões), da cidade de Bordéus ( 17 milhões), da região Aquitânia (15 milhões) e da Comunidade Urbana de Bordéus ( 17 milhões).

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo