UNIFE lança três projectos ferroviários europeus

A União das Indústrias Ferroviárias Europeias (UNIFE) anunciou o lançamento de três importantes projectos relacionados com os caminhos de ferro na Europa.

Roll2Rail, IT2Rail e In2Rail são os três projectos seleccionados pela Comissão Europeia no seguimento da iniciativa "Mobilidade para o Crescimento", do Horizonte 2020. Segundo o comunicado da UNIFE, estes projectos visam lançar actividades fulcrais de pesquisa que irão alimentar os programas de inovação da iniciativa conjunta Shift2Ral.

De acordo com a mesma fonte, o Roll2Rail e o IT2Rail serão coordenados pela UNIFE, a Associação Europeia da Indústria de Caminhos de Ferro, enquanto a Network Rail, a gestora de infra-estruturas do Reino Unido, irá coordenar o In2Rail.

O Roll2Rail visa desenvolver tecnolgoias-chave e eliminar pontos de bloqueio identificados na inovação no campo de veículos de linhas férreas, como parte uma estratégia de longo prazo para revolucionar o stock de carruagens do futuro.

Já o IT2Rail tem como objectivo a criação de uma experiência de viagem harmoniosa através de uma oferta completa de viagem multimodal, ligando a "primeira milha à última nas viagens de longa distância", combinando os vários serviços e proporcionando um acesso "harmonioso" a todos os setviços de viagem.

Por sua vez, o In2Rail pretende instalar a fundação de uma rede de vias férreas europeias "resiliente, consistente, economicamente eficiente, de alta capacidade e digitalizada". Neste contexto, a UNIFE afirma que será aplicada uma abordagem "holística", que cobrirá "infra-estruturas inteligentes, gestão inteligente da mobilidade (I2M) e gestão de energia".

"A UNIFE está satisfeita por fazer parte destes três projectos que farão o trabalho preliminar do futuro das actividades "core" de pesquisa do Shift2Rail", declarou Philippe Citroën. O director-geral da UNIFE afirmou ainda que este é "um grande passo na nossa indústria que está actualmente a enfrentar imensa concorrência de fora da Europa".

Para Allison Smith, responsável de Tecnologia e Inovação para Redes de Caminhos de Ferro, o projecto In2Rail é "um passo fulcral na iagem de entregar a via férrea do futuro". "Para a rede, o projecto apresenta uma significativa e entusiasmante oportunidade para melhorar os caminhos de ferro ? uma oportunidade a não perder por nós ou pelos outros parceiros de projecto", concluiu.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo