OASRN lança Concurso Internacional de Ideias

A Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte (OASRN) vai lançar o "Concurso Internacional de Ideias Norte 41º – Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia" que tem como objectivo definir estratégias de regeneração urbana para o quarteirão delimitado pela Rua Álvares Cabral, Praça da República/ Rua Mártires da Liberdade, Rua dos Bragas e Rua de Cedofeita, e espaço público confinante.

A sessão de lançamento realiza-se no dia 26 de Junho, às 18h30, na Biblioteca de Serralves, e conta com apresentação dos arquitectos José Fernando Gonçalves, Presidente da OASRN, e de Alberto Cuchí, um dos comissários deste concurso. Esta ocasião contará ainda com uma síntese dos temas abordados ao longo do Ciclo de Conferências e Conversas Públicas "A Cidade Resgatada", por Nuno Grande e Ana Maio.

O concurso, que decorre de 26 de Junho a 18 de Setembro de 2013, pretende contribuir para a reflexão e debate em torno dos processos de regeneração urbana e o diálogo interdisciplinar, propondo estratégias operativas para esta área específica da cidade, na articulação entre o eixo da Boavista e da Baixa do Porto.

Para o efeito, os concorrentes são desafiados a apresentar ideias para a dinamização de novas formas de vivência e apropriação cívica da cidade e encorajar a localização de novas actividades, através da promoção da reactivação de velhos usos e dinamização da fixação de novos empregos, tendo em consideração a requalificação do interior do quarteirão e do edificado existente.

O Concurso integra a programação 2012/2013 do projecto Norte 41° – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade* que conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Esta programação, iniciada em 2012, pretende aprofundar o debate sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional, e inclui a realização do Ciclo de Conversas e Conferências Públicas A Cidade Resgatada (Março a Julho de 2013) e do 2º Seminário Internacional sobre Regeneração e Reabilitação Urbana (Outubro de 2013).

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo