LNEC recebe conferência “Reabilitação Urbana Sem Segurança Sísmica?”

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, vai receber, no dia 14 de Maio, a conferência "Reabilitação Urbana Sem Segurança Sísmica?".

Este evento resulta de uma organização conjunta da Ordem dos Arquitectos (OA), da Ordem dos Engenheiros (OE), do LNEC e da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES).

A conferência é realizada num momento "em que para o país se reconhece, com elevado nível de consenso, a grande importância da reabilitação urbana como meio de deenvolvimento das cidades e da dinamização da economia".

Neste contexto, a organização afimra que interessa, da mesma forma, "encarar e debater que acções podem sustentar estratégias de melhoria da resiliência sísmica, analisando se as questões de segurança estrutural do edificado se devem ou não sobrepor às preocupações actualmente prevalentes de: conforto, imagem, de retorno económico rápido, de entendimento da reabilitação como construção nova e, de não alarme da população".

Neste contexto, as diferentes entidades que actuam "na sensibilização para o problema da segurança sísmica" congregam-se numa apresentação de pontos de vista que culminará com a realização de uma mesa redonda no final da sessão.

A conferência visa servir de palco a um diálogo aberto, que incluirá o debate de soluções técnicas e de ideias a integrar na regulamentação envolvendo a reabilitação urbana, que poderá "não só favorecer um processo de intervenção com maior consciência social, mas também preservar melhor o legado cultural que nos resta nas nossas cidades e sobretudo a segurança das pessoas e bens".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo