Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro investe 1M? no tratamento de água em Bragança

altA Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro vai investir um milhão de euros para reforçar a capacidade da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Bragança, segundo o que foi publicado em Diário da República.

Os termos do concurso para a adjudicação da empreitada divulgados no diário oficial indicam que a obra terá um preço base de 1,1 milhões de euros com um prazo de execução de onze meses.

As empresas interessadas têm 33 dias para apresentar propostas para a empreitada que tem como objecto “o aumento da capacidade instalada e o prolongamento da vida útil da ETA”, segundo os termos do concurso.

A ETA é uma das infraestruturas do sistema do Alto Sabor, a origem do abastecimento de água à população de Bragança, a partir da barragem da Serra Serrada.

Este concurso surge numa altura em que está prestes a iniciar-se a construção da segunda barragem, a de Veiguinhas, prevista há 35 anos e o único equipamento do projecto que continua por executar.

Veiguinhas esbarrou durante vários anos em sucessivos chumbos ambientais por se localizar no Parque Natural de Montesinho até que o actual Governo deu luz verde ao projecto, em 2012.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, presidiu, a 1 de Junho, em Bragança, à cerimónia de entrega ao empreiteiro da obra que vai custar sete milhões de euros e tem um prazo de execução de 14 meses.

O contrato aguarda ainda isto do Tribunal de Contas.

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, acredita que esta barragem será a solução para o problema da falta de água na cidade, criando um segunda reserva para evitar situações de escassez como as que obrigaram a recorrer a camiões cisterna para encher os depósitos em 2005, 2007 e 2011.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo