Mercado imobiliário teve “comportamento extraordinário” em 2014

O Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) concluiu que o mercado imobiliário português apresentou um "extraordinário comportamento" o ano passado.

No seu comunicado de imprensa, a APEMIP explica que a confiança "criada pelo investimento estrangeiro" impulsionou o mercado interno, o que se reflectiu nos índices da procura, "com 55,2% das pesquisas do último trimestre de 2014 dirigidas à compra de imóveis, face a 42,5% no arrendamento".

"As empresas de mediação imobiliária sentiram este positivismo do mercado, o que revela que as empresas do sector começam a demonstrar cada vez mais optimismo, confirmando as últimas projecções efectuadas para a economia nacional", afirmou Luís Lima.

Para o presidente da APEMIP, o mercado tem espaço para crescer mas "não devemos deixar que a euforia se apodere do nosso estado de espírito sob pena de perdermos o controlo necessário ao equilíbrio do nosso emrcado".

A associação afirmou ainda que o sector financeiro também tem revelado "uma movimentação crescente", verificada, sobretudo, nos departamentos comerciais da banca, "que têm estado a incentivar a retoma da concessão de crédito direccionado para a aquisição de imóveis no segmento residencial".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo