72% das empresas do sector das tintas cresceram em 2014

O presidente da Associação Portuguesa de Tintas (APT) afirmou que, o ano passado, 72% das empresas deste sector registaram crescimento no volume de facturação e, neste conjunto, 43% apresentaram um aumento superior a 5%.

Na sessão de abertura do seminário anual "Mercado das Tintas", realizado no dia 27 de Março, Pedro Reis de Almeida alertou para o facto de ser "fundamental reflectir sobre as questões da sustentabilidade na óptica das pessoas, através da responsabilidade social das empresas, da responsabilidade ambiental e do ciclo de vida dos produtos, bem como da rentabilidade económica".

Em comunicado de imprensa, a APT afirma que, para este ano, prevê um crescimento do sector, "quer ao nível do mercado interno, quer externo", bem como um aumento do investimento e do emprego (ainda que moderado neste último campo), uma diminuição do prazo médio de cobrança, e uma estagnação dos preços de venda.

Como factores menos positivos são apontados "o aparecimento de novos concorrentes, a evolução do sistema judicial, das regras laborais e da liquidez dos clientes".

No seu comunicado, a associação explica também que está a desenvolver esforços para promover a divulgação de um padrão de "Tinta com Qualidade Mínima APT, que habilite o consumidor a distinguir o que lhe convém na variada oferta que lhe é oferecida".

Segundo Pedro Reis de Almeida, este padrão surge da necessidade de "dotar o consumidor com instrumentos que o habilitem a distinguir os produtos que obedecem a critérios concretos, apoiados por testes laboratoriais, feitos em estabelecimentos certificados e de acordo com normas internacionais, e outros que não cumpram com essas características mínimas, atendendo à oferta cada vez maior de produtos com proveniências muitas vezes desconhecidas".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo