Estudo apela a medidas para limitar danos económicos causados por ciclos imobiliários

Um estudo realizado pela JLL em conjunto com o Fórum Económico Mundial defende que é necessário "desenhar um conjunto de estratégias que permitam limitar os danos económicos e sociais que os ciclos imobiliários poderão causar".

Em comunicado de imprensa, a consultora imobiliária explica que o seu estudo analisa "em profundidade" a volatilidade do mercado imobiliário, descrevendo as políticas necessárias para gerir e, eventualmente, limitar esses danos".

Designado "Emerging Horizons on Real Estate ? An Industry Inititative on Asset Price Dynamics", este documento explica que os ciclos imobiliários são geralmente desencadeados por "choques exteriores ao sector imobiliário, tais como a desregulação financeira, alterações nos regulamentos de investimentos internacionais ou eventos políticos".

A consultora sublinha que, uma vez ocorridos estes choques, os mercados imobiliários acabam, muitas vezes, "por disseminar os seus efeitos junto de outros sectores da economia". Uma das justificações para isto consiste no facto de o imobiliário ser "transversal a todos os sectores económicos, e com uma ligação especialmente forte ao sector financeiro".

Outra, refere que ser proprietário de imóveis implica "um compromisso financeiro de longo prazo e revertê-lo pode ter custos bastante elevados". Por outro lado, o imobiliário residencial "tem uma forte influência no rendimento das famílias e, consequentemente, no consumo e no emprego".

"A nossa análise mostra que, embora tenha estado envolvido na maioria dos ciclos financeiros ocorridos no mercado ao longo do último século, o sector imobiliário não foi o seu causador", declarou Collin Dyer.

O director-geral da JLL referiu também que "compreender o papel desempenhado pelo imobiliário nestes ciclos evidencia a necessidade de os sectores financeiros e imobiliário trabalharem juntos para, no futuro, atenuar os impactos negativos na volatilidade dos preços dos activos".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo